Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Igualdade Racial: lançado edital para bolsas

Igualdade Racial: lançado edital para bolsas

Criado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 18h30 | Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 18h30 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2024, 17h28 | Acessos: 2921

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PREX) torna pública a abertura do edital de ação afirmativa de seleção de Bolsistas para atuação no Projeto Redes, resultado de parceria entre o Instituto Federal de Brasília (IFB) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR).

O público-alvo são estudantes negros (pretos, pardos e quilombolas) e indígenas de cursos superiores do IFB.

O Projeto

O Projeto Redes destina-se à elaboração de políticas públicas de Igualdade Racial no âmbito da parceria IFB-MIR. Trata-se de uma ação de alcance nacional, tendo por objetivo promover iniciativas antirracistas por meio do fomento a ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na proposição e aperfeiçoamento de políticas públicas de promoção da Igualdade Racial na Rede Federal de Educação Profissional, Científica, Técnica e Tecnológica (EPT).

Requisitos para participação

• Ter matrícula regular e ativa em um dos cursos superiores do IFB: Licenciatura, Tecnologia ou Bacharelado.
  • Estar cursando entre o 2º e o 6º semestres em algum dos cursos superiores do IFB.
  • Ter aproveitamento acadêmico satisfatório na maioria dos componentes curriculares cursados.
  • Não ser beneficiária/o de qualquer outra modalidade de bolsa vinculada a projetos de Ensino, Pesquisa ou Extensão, com exceção das bolsas vinculadas a Programas Assistenciais e de Estágio.
  • Declarar-se pessoa preta, parda, quilombola ou indígena.
  • Ter computador de uso pessoal com acesso à internet de qualidade e disponível para sua atuação como bolsista.
  • Ter disponibilidade de 10 (dez) horas semanais para atendimento das demandas do Projeto.
  • Possuir habilidades no uso das ferramentas office: de texto, planilhas, apresentações, dentre outros.
  • Possuir habilidades no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação – TDICs: e-mail, Google Meet, grupos de WhatsApp, Documentos, Planilhas, Formulários e Apresentações Google, entre outros.

Inscrições, vagas, valor e duração da bolsa e carga horária

As inscrições serão recebidas única e exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/z9ZK4zzQp4XacqnZ8, com envio da documentação descrita no item 4.4.3 do Edital, no período de 21/6 a 27/6/2024.

São 4 vagas. O valor da bolsa é de R$ 400,00, a duração é de 22 meses, e a carga horária é de 10 horas semanais.

Acesse o Edital e confira todas as informações.

- Convocação para a banca de heteroidentificação

04/07 - Resultado preliminar

08/06 - Resultado Final