Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Estudantes do IFB Campus Brasília participam do Desafio Hackathon Mercosul

Estudantes do IFB Campus Brasília participam do Desafio Hackathon Mercosul

Criado: Quarta, 26 de Junho de 2024, 14h33 | Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2024, 14h33 | Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2024, 14h49 | Acessos: 59

Cinco estudantes do curso integrado Técnico em Informática do IFB Campus Brasília (Alicia Barros, Amanda dos Santos, Ana de Moraes, Maria Vitória Coutinho e Sara Telles) participara do rojeto de Formação em Criatividade, Inovação e Prototipagem do Mercosul — Desafio Hackathon Mercosul, realizado nos dias 24 a 28 de junho de 2024. O evento é promovido pelo Ministério da Educação do Brasil, por meio da Setec, que encaminha estudantes e professores para representar o país.

A iniciativa tem como objetivo integrar diversas culturas e desenvolver soluções criativas e funcionais com a coleta e visualização de dados ambientais, como temperatura, umidade, radiação e velocidade do vento. Os participantes constroem protótipos que combinam conhecimentos de informática, robótica e design, com o uso de tecnologia e foco em eficiência energética.

Os participantes são estudantes de cursos técnicos de instituições de ensino dos quatro países membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. As estudantes do IFB destacam que o evento será um marco em suas jornadas acadêmicas e pessoais, proporcionando uma oportunidade única de conhecer e interagir com pessoas de diferentes nacionalidades e experiências.

A primeira edição do Hackathon Mercosul ocorreu em 2023, com a participação de 10 estudantes e 2 docentes do IF Sertão Pernambucano. Em 2024, além do IFB, estudantes e um docente do IFPR também estão participando do evento. A participação das estudantes do IFB Campus Brasília no Desafio Hackathon Mercosul ressalta a importância da formação técnica e a colaboração internacional para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis.

registrado em: