Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Dia Nacional dos Profissionais da Educação

Dia Nacional dos Profissionais da Educação

Criado: Terça, 06 de Agosto de 2024, 10h05 | Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2024, 10h05 | Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2024, 18h02 | Acessos: 2235
imagem sem descrição.

Nesta terça-feira, 6 de agosto, comemoramos o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. A data, criada em 2014, tem como objetivo trazer maior valorização tanto aos(às) professores(as) e orientadores(as) educacionais quanto aos(às) demais profissionais de assistência do âmbito escolar, fase essencial da formação dos novos estudantes e de seres humanos atuantes na sociedade.

O papel dos profissionais da educação vai muito além do que muitas vezes se imagina. Professores e orientadores são amplamente reconhecidos por seu trabalho, mas o verdadeiro êxito de uma escola conta com um esforço coletivo — os profissionais da cantina, que asseguram a alimentação; os funcionários da limpeza, que garantem um ambiente saudável e seguro; os vigilantes, que zelam pelo espaço escolar com cuidado. Cada um desses profissionais, juntamente com técnicos, pedagogos, bibliotecários, professores e diretores, contribui para que a educação aconteça de forma plena e efetiva.

O caminho da educação nunca foi fácil. A pandemia trouxe desafios, expôs a fragilidade dos sistemas educacionais e trouxe a necessidade de uma adaptação ágil e eficaz. Além das dificuldades geradas pela crise sanitária, os profissionais da educação no Brasil enfrentam diversos desafios, sendo o maior deles a falta de reconhecimento pelo seu trabalho executado em condições de trabalho desafiador. Apesar dessas e outras adversidades, a resiliência e o compromisso desses profissionais com a formação e o bem-estar dos estudantes continuam a ser uma fonte constante de inspiração, renovação e esperança.

Em um contexto em que a educação se revela a principal ferramenta de mudança social e a base para qualquer profissão almejada, é essencial reconhecer e valorizar a contribuição de todos aqueles que, de diferentes formas, ajudam a criar e a manter o ambiente escolar. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção. Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender", citação de Paulo Freire que reforça a importância de cada pessoa envolvida na jornada educacional.

Neste dia, celebramos todos aqueles que ensinam, dão acesso ao conhecimento e contribuem para a construção e manutenção do ambiente escolar: colaboradores da limpeza, cantina e segurança, bibliotecários, orientadores, coordenadores, diretores, técnicos, professores, técnicos e demais servidores. São vocês que tornam a escola um lugar onde o aprendizado e o crescimento acontecem todos os dias.

O Instituto Federal de Brasília parabeniza cada um dos profissionais da educação. O seu trabalho incansável e dedicado é a base sobre a qual construímos um futuro melhor. Hoje, e todos os dias, nosso sincero agradecimento e reconhecimento pelo seu esforço e paixão pela educação.

registrado em: