Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Enade 2024 — O que é?

Enade 2024 — O que é?

Criado: Terça, 28 de Mai de 2024, 10h43 | Publicado: Terça, 28 de Mai de 2024, 10h43 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 10h52 | Acessos: 12

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) consiste em uma avaliação dos cursos superiores a partir do rendimento de seus estudantes concluintes. Ou seja, a partir do desempenho dos estudantes em prova aplicada pelo Inep, são produzidos indicadores de qualidade para os cursos superiores e são elaboradas estatísticas nacionais sobre a Educação Superior do país.

O Enade compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído em 2004, e também abrange as avaliações das instituições de Educação Superior e dos cursos de graduação, considerando o corpo docente, a infraestrutura disponibilizada e a organização pedagógica. Os resultados do Sinaes permitem a elaboração de um diagnóstico da educação superior do país e constituem subsídios para a construção de políticas públicas de regulação, de supervisão, de financiamento e de indução da qualidade da educação superior brasileira. Nesse contexto, os resultados do Sinaes são representativos da qualidade do curso e das instituições para a comunidade externa.

Consulte o Edital do ENADE 2024 .

registrado em: