Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Enade 2024 — Quem deve participar?

Enade 2024 — Quem deve participar?

Criado: Terça, 28 de Mai de 2024, 10h43 | Publicado: Terça, 28 de Mai de 2024, 10h43 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 10h52 | Acessos: 10

Quando meu curso participa do Enade?

O Enade é aplicado a cada 3 anos para cada área de conhecimento que reúne os cursos de Bacharelado e de Tecnologia e, anualmente, para os cursos de Licenciatura. Porém, em 2024, o Inep realizará uma edição exclusiva com os cursos de Licenciatura do país, sendo chamada de Enade das Licenciaturas.

Cursos do IFB selecionados para participar do ENADE 2024

Licenciatura em Biologia (CPLA)

Licenciatura em Computação (CTAG)

Licenciatura em Física (CTAG)

Licenciatura em Geografia (CRFI)

Licenciatura em Letras-Inglês (CRIF)

Licenciatura em Letras-Inglês (UaB)

Licenciatura em Letras-Português (CSSB)

Licenciatura em Letras-Português — 2ª Licenciatura (CCEI)

Licenciatura em Matemática (CEST)

Licenciatura em Matemática (UaB)

Licenciatura em Pedagogia (CSSB)

Licenciatura em Química (CGAM)

Enade das Licenciaturas: Avaliações

O Enade das Licenciaturas será composto por 2 avaliações: uma teórica e outra prática.

Avaliação Teórica: constituída por uma prova elaborada pelo Inep.

Avaliação Prática: constituída pela avaliação da regência de classe do estudante da licenciatura no âmbito do estágio obrigatório.

Quais estudantes participam do Enade?

Dependendo do perfil e da situação do estudante no curso, ele poderá ser inscrito pela coordenação de curso para uma das avaliações ou para as duas.

Na Avaliação Teórica do Enade devem ser inscritos:

Estudantes ingressantes — aqueles que iniciaram o curso avaliado no ano de aplicação do Enade, que constam como matriculados e que tenham cumprido de 0% a 25% da carga horária do curso  até o último dia de inscrição.

Estudante ingressante do IFB no Enade 2024 — estudantes que iniciaram, em 2024, um dos cursos de Licenciatura do IFB, que foram selecionados para participar da edição 2024 do Enade, que continuam com a situação de matriculados e que cumpriram 25% ou menos da carga horária do curso até 31/8/2024.

Estudantes concluintes — são dois perfis de concluintes:

1) aqueles que cumpriram 80% a 100% da carga horária do curso e que não tenham colado grau até o último dia de inscrição;

2) aqueles que têm previsão de cumprimento de 100% da carga horária do curso avaliado até julho do ano subsequente à aplicação do Enade.

Estudante concluinte do IFB no Enade 2024:

1)  estudantes matriculados em um dos cursos de Licenciatura do IFB selecionados para participar da edição 2024 do Enade, que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária do curso e que não tenham colado grau até 31/8/2024;

2) estudantes matriculados em um dos cursos de Licenciatura do IFB selecionados para participar da edição 2024 do Enade e que tenham previsão de cumprir 100% da carga horária do curso até julho de 2025.

Na Avaliação Prática do Enade devem ser inscritos:

Estudantes que irão realizar a regência de classe prevista pelo estágio obrigatório no 2º semestre letivo de 2024 ou até julho de 2025.

No caso de curso cujo estágio supervisionado tenha mais de um momento de realização de atividades de regência de classe, o estudante deverá ser preferencialmente inscrito para avaliação no último momento de regência planejada.

registrado em: