Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Enade 2024 — É obrigatório?

Enade 2024 — É obrigatório?

Criado: Terça, 28 de Mai de 2024, 10h43 | Publicado: Terça, 28 de Mai de 2024, 10h43 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 10h52 | Acessos: 7

O Enade é obrigatório?

Sim, o Enade foi estabelecido como um componente curricular obrigatório para obtenção do diploma pela Lei nº. 10.861/2004. Todos os estudantes de cursos superiores devem ter o registro de sua regularidade perante o Enade em seus históricos escolares. Ou seja, quando o estudante  é inscrito para participar do Enade, ele só estará apto a colar grau e receber o diploma após cumprir suas obrigações relativas ao exame nacional.

Regularidade

Não é exigido do estudante um desempenho ou uma nota mínima no Enade.

O estudante inscrito no Enade precisa ser considerado como “REGULAR” para ter cumprido sua obrigação perante o exame nacional.

A obtenção da regularidade depende do tipo de inscrição do estudante.

-> Estudante inscrito como concluinte para a Avaliação Teórica (prova):

•  Responder ao Questionário do Estudante no sistema Enade
  •  Participar da prova

-> Estudante inscrito para a Avaliação Prática:

• Responder ao Questionário do Estudante no sistema Enade
  • Responder ao Questionário  da Avaliação Prática no sistema Enade

* A atribuição da regularidade do estudante inscrito na Avaliação Prática não depende das avaliações do supervisor e do orientador de estágio.

-> Estudante inscrito como concluinte para a Avaliação Teórica e para a Avaliação Prática

• Responder ao Questionário do Estudante no sistema Enade
  • Participar da prova
  • Responder ao Questionário da Avaliação Prática no sistema Enade

-> Estudante inscrito como ingressante

• Automática

O ingressante é apenas cadastrado pelo Coordenador de Curso no sistema Enade. Após seu registro no sistema, o ingressante fica automaticamente regularizado. Esse estudante não participa da prova e não precisa executar nenhuma ação no sistema.

registrado em: