Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Enade 2024 — Direitos e Deveres

Enade 2024 — Direitos e Deveres

Criado: Terça, 28 de Mai de 2024, 10h43 | Publicado: Terça, 28 de Mai de 2024, 10h43 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2024, 10h52 | Acessos: 7

Prerrogativas dos estudantes no Enade (DIREITOS)

• Solicitar no sistema Enade o atendimento especializado para prova teórica. Ação destinada a inscritos que necessitam de algum recurso de acessibilidade para realizar a prova. Podem efetuar a solicitação estudantes que comprovem a condição de baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira,dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.
  • Solicitar no sistema Enade o tratamento pelo nome social, destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero, nos termos do Decreto Federal nº 8.727, de 28 de abril de 2016.
  • Recurso das solicitações de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social para aqueles estudantes que tiveram suas solicitações indeferidas.
  • Solicitar dispensa de participação na prova para os inscritos na Avaliação Teórica que não compareceram à prova.
  • Recurso das solicitações de dispensa indeferidas pela Instituição de Ensino.

Ações obrigatórias dos Estudantes no Enade (DEVERES)

• Tomar ciência do Edital do Enade e de suas obrigações perante o exame.
  • Preencher o Cadastro e o Questionário do Estudante no sistema Enade.
  • Preencher no sistema Enade o Questionário da Avaliação Prática, se for inscrito na Avaliação Prática.
  • Consultar no sistema Enade o local de realização da prova teórica, se for inscrito para a prova teórica.
  • Combinar com o supervisor de estágio a data da regência de classe no âmbito do estágio obrigatório para os inscritos na Avaliação Prática.
  • Indicar o curso superior pelo qual vai realizar a prova do Enade, caso esteja inscrito como concluinte para prova teórica em mais de um curso superior no Enade 2024.
  • Realizar a avaliação teórica e/ou a avaliação prática do Enade.

registrado em: