Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > IFB realiza capacitação com novos conselheiros discentes do Conselho Superior

IFB realiza capacitação com novos conselheiros discentes do Conselho Superior

Criado: Terça, 08 de Outubro de 2024, 10h37 | Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2024, 10h37 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 11h37 | Acessos: 151

Na tarde da última segunda-feira, 7 de outubro, foi realizado um treinamento voltado aos novos conselheiros discentes, eleitos para compor o Conselho Superior da instituição. O evento, realizado em formato virtual, teve como objetivo preparar os estudantes para exercerem seu papel de forma ativa e consciente na tomada de decisões que impactam o futuro do IFB.

O Conselho Superior do IFB, órgão máximo de deliberação e consulta da instituição, é composto de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Lei 11.892, que rege a organização e funcionamento dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Com uma composição diversificada, o Conselho inclui representantes de diversos segmentos da comunidade acadêmica, como professores, técnicos administrativos, membros da sociedade civil e, claro, os discentes.

Durante o treinamento, os conselheiros discentes receberam orientações detalhadas sobre o funcionamento do Conselho, os principais regimentos internos e as responsabilidades que acompanham sua nova função. O reitor substituto, Rodrigo Alfani, deu as boas-vindas aos novos membros e destacou a importância da participação estudantil nas decisões colegiadas, reforçando o compromisso do IFB com uma gestão democrática e inclusiva.

A formação completa dos estudantes é um dos pilares da atuação do IFB e a participação no Conselho Superior permite que os discentes contribuam diretamente para o aprimoramento das políticas educacionais e administrativas da instituição. A troca de ideias, sugestões e experiências entre os diversos conselheiros torna o Conselho Superior um espaço dinâmico e participativo, onde os estudantes têm voz ativa.

Com a conclusão do treinamento, os novos conselheiros discentes estão prontos para exercer seu mandato, trazendo as demandas e perspectivas dos alunos para o centro das discussões que moldam o futuro do IFB.

registrado em: