OEA oferece bolsas de estudo para mestrado e doutorado a estudantes brasileiros

Neste ciclo seletivo, as bolsas contemplarão cursos em tempo integral, realizados de forma presencial, virtual ou híbrida, com exceção das áreas de Ciências Médicas e aprendizagem de idiomas. A OEA dará preferência a candidaturas para estudos a distância. O valor máximo da bolsa é de US$ 10.000,00 por ano, podendo ser utilizado para cobrir despesas como passagens aéreas, matrículas, aquisição de livros, auxílio de custo, seguro médico e gastos administrativos.
O processo de seleção inicial no Brasil será conduzido pela Divisão de Cooperação Educacional (DCE) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que pré-selecionará três candidatos. A decisão final sobre o beneficiário da bolsa caberá à OEA.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da OEA (acesse aqui) e fazer o upload da documentação necessária. Após essa etapa, é necessário enviar, até 21 de março de 2025, versões digitalizadas do formulário assinado, duas cartas de recomendação e demais documentos (diploma, histórico escolar, comprovante de matrícula ou carta de admissão, currículo de até duas páginas e documento de identidade) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto "Candidatura OEA 2025".
Recomenda-se que o formulário de inscrição seja preenchido no idioma em que o candidato pretende estudar, enquanto os demais documentos podem estar em qualquer um dos idiomas oficiais da OEA, incluindo o português. O resultado final está previsto para ser divulgado em junho de 2025 no site da OEA.
INFORMAÇÕES
Para mais detalhes sobre o processo seletivo e os procedimentos de inscrição, os candidatos podem acessar os seguintes links:
- Informações procedimentais no site do Ministério das Relações Exteriores: clique aqui
- Página oficial do Programa de Bolsas Acadêmicas da OEA: clique aqui
Redes Sociais