Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Vem aí a XIV Semana de Produção Científica do IFB
Início do conteúdo da página

Vem aí a XIV Semana de Produção Científica do IFB

Criado: Terça, 15 de Julho de 2025, 17h06 | Publicado: Terça, 15 de Julho de 2025, 17h06 | Última atualização em Terça, 15 de Julho de 2025, 17h06 | Acessos: 934

A XIV Semana de Produção Científica (SP14) está chegando. Será de 7 a 11 de outubro de 2025, durante o ConectaIF, no Estádio Mané Garrincha (Brasília-DF). O evento é uma oportunidade para estudantes, pesquisadores(as) e professores(as) do IFB e de outras instituições apresentar e debater os resultados de seus projetos de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e outras pesquisas das mais diversas áreas.

Novidades
Este ano não haverá resumo simples. Os trabalhos deverão ser enviados em formato de resumo expandido (de 3 a 4 páginas). A ideia é valorizar ainda mais os projetos e estimular uma comunicação científica mais completa. Os melhores resumos serão convidados a virar artigo completo para compor um dossiê temático especial.
A submissão será feita pela plataforma Even3, e, em breve, sai a chamada pública com todos os detalhes.

Obrigatoriedade

Para os estudantes do IFB participantes dos editais de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica de 2024 a participação é obrigatória. Todos os resumos apresentados vão fazer parte do Caderno de Resumos da SP14, que será publicado pela Editora IFB em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Os projetos também serão certificados.

A coordenação do evento sugere que os estudantes já comecem a preparar os resumos. Ele deve ter de três a quatro páginas, incluindo texto, imagens, tabelas e referências, e precisa mostrar o que o estudante desenvolveu ou descobriu no seu projeto.

As orientações básicas do Resumo Expandido são:
Título do Trabalho (em negrito e centralizado, com letras maiúsculas)

Nome dos(as) autores(as) (com indicação da instituição e e-mail do autor principal)

  • Introdução (apresentação do tema, justificativa e objetivos, mencionar brevemente o contexto teórico ou tecnológico relacionado.)
  • Metodologia (descrever os procedimentos metodológicos utilizados: tipo de pesquisa, métodos, instrumentos, etapas, tecnologias envolvidas etc.)
  • Resultados e Discussão (apresentação e análise dos principais achados, ainda que parciais. Pode incluir figuras, gráficos ou tabelas, desde que legíveis e com legendas. Discutir os resultados com base em dados e referências, quando possível.)
  • Considerações Finais (Apontar os principais avanços do projeto, dificuldades enfrentadas e perspectivas futuras. Indicar se o trabalho está em andamento e quais os próximos passos.)
  • Referências (de 3 a 6, preferencialmente atualizadas; formato ABNT)
  • Formatação Obrigatória: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margens 2,5 cm em todos os lados, alinhamento justificado, arquivo em formato .docx (Word).
registrado em:
Fim do conteúdo da página