Página inicial > Espaço do/a Estudante > Núcleos > Reitoria Gab. > Notícias > Para além do canto, o Recanto e seu povo

Para além do canto, o Recanto e seu povo

Criado: Sexta, 31 de Julho de 2015, 18h42 | Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2015, 18h42 | Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2015, 18h42 | Acessos: 42875
"Todo artista tem de ir aonde o povo está"... Quando Milton Nascimento, em 1981, lança "Nos bailes da vida" - um verdadeiro ode* à vida de artista-, talvez não imaginasse que sua obra servisse para todas as atividades laborais, desde que "para cantar nada era longe tudo tão bom [e] até a estrada de terra na boléia de caminhão", como bem descreve em outra parte da letra. Para ele, é preciso gostar muito do que se faz para que o que para alguns é sacrifício, dor, lamento e penúria, para poucos seja a verdadeira realização, mesmo que "com a roupa encharcada e a alma repleta de chão". Talvez até se pudesse assumir como lema do IFB o trecho lá de cima da poesia de Milton. E se assim o for, o (provável) próximo desafio do Instituto tem nome e endereço certos: Cidade dos Meninos, no Recanto das Emas. Em visita ao prédio que um dia foi pensado para ser uma escola integral dentro de um projeto denominado "Cidade dos Meninos", o reitor Wilson Conciani, acompanhado do Secretário de Educação do DF, Júlio Gregório, e do Presidente da Terracap,Alexandre Navarro, pode conhecer melhor as dependências que o GDF quer doar para que o IFB possa instalar um campus. Pelo que constatou, existe uma determinação política por parte do governo local em destinar, no menor prazo possível, o imóvel e parte dos 120 mil m² da área o que atenderia mais do que as exigências básicas para uma nova unidade. E mesmo que sejam necessárias obras que garantam a conclusão do prédio, na opinião de Conciani o esforço valeria a pena tendo em vista a possibilidade, inclusive, da oferta de curso médio integrado em parceria com a Secretaria de Educação do DF, conforme propôs o Secretário Júlio. Se vai acontecer? Há bons indícios!
* Na Grécia Antiga, "ode" era um poema sobre algo sublime composto para ser cantado individualmente ou em coro, e com acompanhamento musical.