Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > Projeto “A Paz está no Diálogo” conclui etapa na Reitoria

Projeto “A Paz está no Diálogo” conclui etapa na Reitoria

Criado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 14h16 | Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 14h16 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2024, 14h17 | Acessos: 141

Todas as unidades do Instituto Federal de Brasília estão desenvolvendo ações para a Cultura da Paz. Na reitoria o projeto “A Paz está no Diálogo” fez seu último encontro no dia 21 de agosto no Espaço do Servidor, tendo como convidado o senhor Luís Martins, representante da Fundação Cidade da Paz (UniPaz-DF), parceiro do IFB na elaboração do programa.

A reitora Veruska Machado abriu a atividade trazendo o histórico do programa #Tecendo Laços de Paz a partir da observação de que o período pandêmico gerou muitos desafios relacionais. Depois de um ano de amadurecimento e de parceria foi aberto um edital para apoiar as iniciativas. “É uma prioridade que cuidemos das pessoas”, disse.

Na Reitoria o projeto desenvolvido teve o tema “A Paz está no Diálogo” e foi coordenado pela psicóloga Valéria Rodrigues Pacheco com equipe multidisciplinar formada por servidores e estudantes.

A proposta partiu da análise do Diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e promoveu aos servidores (incluindo estagiários e colaboradores terceirizados) vivências com algumas atividades de Treino de Habilidades Sociais (THS). Foram quatro encontros em semanas e horários alterados para dar oportunidade para todos os servidores participarem. Em cada atividade uma vivência era proposta a partir da análise de produções textuais e audiovisuais e, assim, em grupos, foram trabalhadas as habilidades de Percepção Social (vencendo julgamento e preconceito), Assertividade (vencendo agressividade e passividade) e Comunicação Empática (trabalho em equipe e diversidade).

Luís Martins, da UniPaz, participou do encerramento e comentou como a vivência pessoal da paz atinge não apenas os colegas de trabalho mas todas as relações sociais de quem se propõe a viver com mais harmonia.

registrado em: