Página inicial > Institucional > Institucional > Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Criado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 09h37 | Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 09h37 | Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2023, 07h33 | Acessos: 21112

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são sistemas baseados em interface web, criados com o propósito de gerenciar processos educacionais por meio de ferramentas tecnológicas que viabilizam atividades pedagógicas. Em outros países, esses sistemas são chamados de Learning Management System (LMS). De maneira geral, são plataformas que permitem a disponibilização de conteúdos, realização de atividades, interação entre pessoas e o monitoramento de participantes, sempre com foco no processo ensino-aprendizagem.

As práticas de educação a Distância, no âmbito do IFB, são legalmente instituídas por intermédio da previsão nos respectivos Planos de Cursos e Projetos Pedagógicos de Curso. A previsão do uso da metodologia EaD requer o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. O uso de um AVA institucional contribui para a construção de uma identidade da EaD do IFB, além disso, promove o sentimento de pertencimento do estudante à instituição.

O NEaD, é um ambiente virtual de aprendizagem utilizado no âmbito do Instituto Federal de Brasília, que utiliza o Moodle como software de apoio à aprendizagem. Nessa plataforma estão configurados cursos a distância, cursos de formação para os servidores, e disciplinas dos cursos presenciais ofertados pelo Instituto. Seus usuários são, em sua maioria, docentes e estudantes matriculados no IFB. Ele foi customizado com a marca do IFB e possui uma estrutura escolar e acadêmica própria da nossa comunidade interna.

Suporte técnico - perguntas frequentes

Suporte técnico - abertura de chamados

Clique aqui para acessar o NEaD.

registrado em: