Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Institucional > Bibliotecas > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Criado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 15h43 | Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 15h43 | Última atualização em Segunda, 15 de Mai de 2023, 08h54 | Acessos: 11275
  1. Como faço para me cadastrar nas bibliotecas do IFB?

Compareça ao balcão de atendimento da biblioteca do seu campus portando um documento oficial com foto (RG, CNH ou Carteirinha do IFB). A Biblioteca, a qualquer momento, poderá solicitar novamente sua identificação para fins de atualização, caso necessário.

 

  1. É possível fazer o cadastro on-line?

Para realizar o cadastro on-line é necessário acessar o site www.siabi.ifb.edu.br. Selecione a aba “Cadastre-se” e preencha os dados solicitados. Para validar o cadastro é necessário comparecer à biblioteca portando um documento oficial com foto (RG, CNH ou Carteirinha do IFB). 

 

  1. Quanto tempo posso ficar com um livro?

Segundo o Regulamento do Sistema de Bibliotecas do IFB:

  • Alunos(as) (técnicos, graduação e pós-graduação): 14 dias;
  • Servidores: 28 dias.

 

  1. Posso retirar livros sem apresentar documento de identificação?

Não, empréstimo domiciliar apenas para usuários cadastrados e com documento de identificação com foto.

 

  1. Não possuo vínculo com o IFB. Posso pegar livros emprestados?

Não, neste caso somente poderá consultar os livros na biblioteca.

 

  1. Sou cadastrado em uma biblioteca. Posso pegar livros emprestados em qualquer outra biblioteca do IFB?

Sim. Desde que tenha o cadastro (credenciamento) ativo na biblioteca de origem, o usuário cadastrado poderá emprestar obras em qualquer uma das bibliotecas do IFB. Deve-se verificar a quantidade de materiais e prazos de empréstimo, no regimento de cada biblioteca.

 

  1. Como ex-aluno posso emprestar livros das bibliotecas do IFB?

Não. Para ex-alunos é permitido somente a consulta local.

 

  1. Sou aluno de ensino a distância (EaD), posso emprestar material nas bibliotecas do IFB?

Sim, os alunos matriculados nos cursos de ensino a distância podem utilizar todos os serviços oferecidos pelas bibliotecas do IFB. Para mais informações, acesse o Regulamento do Serviço de Circulação do Sistema de Bibliotecas.

 

  1. Como renovar um livro?

Para renovar um item é necessário acessar o Catálogo Online, seguindo o passo-a-passo abaixo:

1- Clicar em “Área do Usuário” (PC) ou  (celular); 

2- Inserir matrícula e senha (6 dígitos) cadastradas na Biblioteca;

3- Em “Empréstimos”, clicar no botão “Renovar Empréstimo” em cada exemplar emprestado da lista;

4- Se não houver reservas, o período de empréstimo foi renovado!

Lembre-se que cada item pode ser renovado até 3 vezes e que não é possível renovar itens (mesmo que a data de devolução esteja em dia) quando outro item emprestado está em atraso.

 

  1. Como faço uma reserva?

Para renovar um item é necessário acessar o Catálogo Online, seguindo o passo-a-passo abaixo:

1- Clicar em “Área do Usuário” (PC) ou (celular);

2- Inserir a matrícula e senha (6 dígitos) cadastradas na Biblioteca e pesquisar o livro no catálogo;

3- Se não houver exemplares disponíveis, clicar em “Reservar material” (lado direito PC ou em verde Cel.) e confirmar a reserva.

Lembre-se de conferir suas reservas na “Área de Usuário”. Assim que a reserva for liberada, você receberá um e-mail de aviso e terá 48 horas para retirar o livro no Balcão de atendimento da Biblioteca.

 

  1. Esqueci minha senha. E agora? 

É possível recuperar a senha no site www.siabi.ifb.edu.br. Selecione a aba “Área do usuário” e clique em “Esqueci minha senha". Você receberá as instruções na tela para alterá-la.

 

  1. Tenho um livro em atraso, posso retirar outro?

Não. Itens em atraso bloqueiam qualquer tipo de empréstimo no sistema.

 

  1. Qual o valor da multa?

O atraso na devolução de itens emprestados acarretará multa no valor de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por dia de atraso e por material (exceto finais de semana e feriados).

 

  1. Como quitar a multa por atraso?

Existem duas formas de quitar a multa na biblioteca: 

  1. Em pecúnia: acesse o GUIA GRU e siga as orientações. 
  2. Em doação: livros de obras literárias ou livros técnicos científicos que possuem relação com os cursos ofertados pelo campus. Neste caso, a penalidade em dinheiro poderá ser substituída pela doação de livros (obras literárias e livros técnicos científicos) com valor de, no mínimo, 50% do valor da multa. Ex. multa de R$30,00 – livro a partir de R$15,00. 

 

  1. Posso digitalizar o comprovante de pagamento e a guia e solicitar a baixa da multa por e-mail?

Sim, envie os comprovantes digitalizados para o e-mail do campus em débito. Verifique o e-mail no link Bibliotecas.

 

  1. Tenho multa, posso retirar livros?

Não, enquanto não quitar seu débito, o usuário ficará suspenso.

 

  1. O que faço em caso de perda ou roubo de material emprestado sob minha responsabilidade?

Comunique à biblioteca responsável o mais rápido possível a perda do material. Em caso de dano e/ou extravio de material bibliográfico, o usuário é obrigado a ressarcir o IFB mediante a reposição de outro exemplar da mesma obra, idêntica àquela extraviada ou danificada, da mesma edição ou de edição mais recente. Em caso de furto ou roubo o Boletim de Ocorrência (BO) não isenta o usuário da reposição do material. O usuário ficará bloqueado no sistema até a reposição da obra.

 

  1. Posso devolver os livros emprestados sob minha responsabilidade em qualquer biblioteca do IFB?

Não. Os livros devem ser devolvidos na biblioteca onde foi efetuado o empréstimo.

 

  1. Outra pessoa pode devolver um livro que peguei emprestado?

Sim, qualquer pessoa pode fazer a devolução do material emprestado.

 

  1. Que tipos de livros eu encontro na biblioteca?

As bibliotecas do IFB são predominantemente escolar e universitária. É composta de materiais de natureza técnica e multidisciplinar específicos de cada curso e nos formatos digital e impresso. Porém, de acordo com nosso projeto de promoção da leitura, você também encontrará livros de ficção, romances, religiosos, históricos e auto ajuda, além de inúmeros outros assuntos. Procuramos dessa forma desenvolver um acervo cada vez mais atualizado para o seu lazer.

 

  1. Posso comer e beber na Biblioteca?

Não. O consumo de alimentos e bebidas no interior das Bibliotecas pode acarretar danos aos livros que estão sendo utilizados. Tendo em vista que todo o acervo é considerado patrimônio, é nosso dever zelar por eles. Em caso de danos ocasionados por alimentos e bebidas o usuário ficará responsável pela substituição do bem danificado.

 

  1. Posso doar livros para as bibliotecas? 

Sim. Acesse aqui e siga as instruções para realizar a doação. 

 

  1. Para que servem os computadores da biblioteca?

Os computadores localizados nos espaços de usuários das bibliotecas são destinados à realização de trabalhos escolares, pesquisas acadêmicas e científicas em bases de dados

registrado em:
Fim do conteúdo da página