Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Planaltina > Retomada do Calendário Acadêmico - Campus Planaltina
Início do conteúdo da página

Retomada do Calendário Acadêmico - Campus Planaltina

Criado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 19h07 | Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 19h07 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 14h29 | Acessos: 3588

________________________________________________________________________________________________________________

Acesse aqui o Fluxo para impressão das atividades

________________________________________________________________________________________________________________

Prezada comunidade do Campus Planaltina do IFB (servidores, estudantes, pais e responsáveis)

Saudamos todos nesta retomada de atividades. Sabemos que há muitas dúvidas. Estamos juntos e iremos esclarecê-las neste texto, que será constantemente atualizado quando necessário.

Primeiramente, desde que o IFB publicou a retomada das aulas, foram divulgadas informações pertinentes pela Reitoria do IFB no site da instituição, o qual vem sendo constantemente atualizado.

A Reitoria do IFB e cada campus realizaram pesquisas com a comunidade escolar (estudantes e servidores) a fim de ter elementos para estudar as ações que poderiam ser feitas para retomada de atividades.

Como instituição federal de ensino, seguimos as orientações do Ministério da Educação, que tem constantemente divulgado normativas.

Dessas normativas no link acima, destacamos para leitura os temas: a “Flexibilização do EaD para sistema federal de ensino”; “Destinação dos alimentos da merenda escolar”; “Diretrizes do Conselho Nacional de Educação, Sistema de monitoramento de casos de coronavírus nas instituições de ensino”;  normativa sobre “Dias letivos” e “Suspensão de aulas presenciais na educação profissional”.

 

A seguir apresentamos este documento, que trata de questões específicas sobre a retomada de atividades do Campus Planaltina do IFB, sendo complementar aos documentos discriminados nos links acima e em constante atualização.

 

1. Por que estão sendo retomadas as aulas?

O Conselho Superior do IFB, instância na qual há representação de membros eleitos da gestão, servidores, estudantes e pais/responsáveis, vem analisando a situação desde o início da pandemia. Após a normativa do MEC autorizando a retomada on-line de instituições como a nossa, foi gerada a Resolução RIFB 20/2020, que explica em detalhes a retomada de AULAS pelo IFB, visto que as demais ATIVIDADES da instituição, para além das AULAS PRESENCIAIS, nunca pararam (pesquisa, organização administrativa, gestão das unidades, entre outras).

 2. Quando vão iniciar as atividades do campus?

De 27 a 31 de julho, haverá uma SEMANA DE ACOLHIMENTO E AMBIENTAÇÃO DOS ESTUDANTES, e as AULAS NÃO PRESENCIAIS começam efetivamente em 03 de agosto. Esteja ATENTO à SEMANA DE AMBIENTAÇÃO, pois todas as informações pertinentes ao trajeto da aprendizagem serão disponibilizadas, e você precisa estar informado antes de iniciar efetivamente as aulas, em 03 de agosto.

3. Como posso obter mais informações?

Esteja atento para uma reunião com SEU COORDENADOR DE CURSO, que explicará a plataforma digital a ser utilizada pelo curso, a metodologia usada pelos docentes, o horário de atendimento do coordenador de curso e o horário de atendimento dos docentes.

4. Haverá reuniões de pais?

Será realizada uma Live para Reunião de pais/responsáveis por estudantes do Ensino Médio Integrado com as Direções e Coordenações do campus, havendo duas opções de reuniões já agendadas: em 27 de julho (segunda), às 18h, e em 08 de agosto (sábado), às 10h. As demais ocorrerão conforme o calendário letivo 2020.

 5. Como estão sendo retomadas as aulas no Campus Planaltina?

Assim como em todos os campi do IFB, a retomada das aulas é NÃO PRESENCIAL e ocorrerá via PLATAFORMAS DIGITAIS (como o Google Sala de Aula ou o NEAD, plataforma EAD do IFB) de forma SÍNCRONA (todos conectados de forma on-line simultaneamente em horário determinado pelo professor) e ASSÍNCRONA (por entrega de atividades na plataforma em prazo estabelecido pelo professor), havendo também a possibilidade de material impresso exclusivamente aos alunos sem conectividade.

Todos os Docentes, os Coordenadores de Curso, a Coordenação Pedagógica, a Coordenação-Geral de Ensino e a Direção-Geral de Ensino estão estudando a melhor plataforma, os materiais e a metodologia a ser adotada. Haverá constante diálogo com os ESTUDANTES e PROFESSORES para acompanhamento do desenvolvimento de atividade e a adesão e participação dos estudantes, buscando juntos solucionar os problemas.

6. E se eu perder uma aula SÍNCRONA (todos conectados de forma on-line simultaneamente em horário determinado pelo professor) por falta de conectividade?

As aulas síncronas serão sempre gravadas, e a gravação disponibilizada pelo professor.

7. O que será feito no caso dos estudantes que vivem em zona rural e/ou por alguma razão não têm Equipamentos TIC (smartphone, tablet, notebook, microcomputador etc.) e/ou acesso à internet?

Estão sendo estudadas diversas possibilidades. O IFB está trabalhando em soluções de conectividade e de equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), especialmente para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Também está trabalhando na criação do auxílio digital e no recebimento de equipamentos TIC doados para serem distribuídos. Os professores foram orientados a produzir material para as aulas que seja possível ser impresso para aqueles que necessitarem por falta de equipamento TIC e/ou acesso à internet. No caso de estudantes que não tenham acesso a meios digitais (equipamentos ou internet), estes devem contatar o Professor, que analisará o caso, e se necessário, irá providenciar no campus a impressão do material e deixá-lo para que o estudante retire no Campus Planaltina, ou em outro campus do IFB. Não sendo possível retirar no campus, será negociado com o estudante como o material poderá ser-lhe entregue, observando que o campus dispõe de recursos limitados e que esse serviço deve ser acessado pelos que realmente dele necessitem. Ainda, está sendo estudada a possibilidade de abertura do laboratório de informática do Campus Planaltina e de outros campi para uso dos estudantes, visto que poderá acontecer de outro campus do IFB ser mais próximo de sua residência do que o nosso.

8. Caso eu não me adapte ou não deseje realizar as aulas dessa forma não presencial, vou poder trancar a matrícula? Vou perder minha vaga?

O calendário escolar do Campus Planaltina divulgado no site do IFB dispõe de novas datas para trancamento de componente curricular (nos casos cabíveis) e de matrícula. Você não perderá sua vaga e poderá retornar no próximo período letivo, conforme o calendário.

9. Qual será a plataforma utilizada pelo Campus Planaltina para as aulas não presenciais?

Utilizaremos a plataforma Google Sala de Aula para os cursos técnicos, e tanto o Google Sala de Aula quanto o Moodle NEAD-IFB nos cursos superiores, dependendo da disciplina ministrada.
O Google tem um tutorial para estudantes sobre o uso da plataforma.

O NEAD do IFB tem dois tutoriais para estudantes sobre o uso da plataforma nestes links: https://nead.ifb.edu.br/mod/book/view.php?id=144326https://nead.ifb.edu.br/mod/book/view.php?id=143899

10. Como ficam as aulas práticas?

Conforme já explicado no site do IFB, existem dois casos. O primeiro é quando a prática necessita ser presencial. Nesse caso, o CPLA vai deixar para quando for possível o acesso do estudante ao campus, observado o quadro da pandemia. O segundo caso é quando a prática pode ser ajustada para ser realizada por meio de recursos educacionais digitais. Este segundo caso ficará a critério do professor, que determinará sua utilização.

11. Como ficam as pesquisas que têm de ser feitas nos laboratórios?

Cada caso será avaliado pelo nosso Coordenador de Pesquisa, o Professor Uirá Amaral, juntamente com os envolvidos (estudante, professor orientador, técnicos de laboratório, entre outros), considerando o protocolo de biossegurança. Para tanto, o estudante e o docente devem formalizar a solicitação através do e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

12. Como ficam os estudantes com necessidades especiais?

O Núcleo de Atendimento ao Portador de Necessidades Específicas e Educacionais (NAPNEE) do Campus Planaltina irá centralizar a demanda específica desses estudantes. Para tanto, os atendimentos serão feitos preferencialmente via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para que fique registrada a demanda.

13. Em caso de dúvidas e sugestões, como posso proceder? 

Solicitamos primeiramente que os estudantes consultem e leiam todo o material informativo publicado no site do IFB, de modo a obter as informações disponíveis.

Caso a dúvida persista, solicitamos que, para que tenham uma resposta mais célere e também viável de atendimento por parte da equipe de servidores, os estudantes contatem primeiramente o Coordenador do Curso* (conforme lista de e-mails abaixo), que encaminhará a dúvida ao setor cabível e dará retorno ao estudante.

 

Resumo dos serviços do Campus

Cestas de alimentos – A UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição – "refeitório") e a Coordenação de Produção (CDPR) do Campus Planaltina, desde março deste ano, têm trabalhado no fornecimento de cestas compostas por alimentos saudáveis (hortifrúti e/ou carnes e/ou alimentos secos e/ou outros, conforme disponibilidade) aos alunos/famílias com recursos do próprio campus e recursos complementares do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar), destinados ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A disponibilidade das cestas tem ocorrido, em média, a cada 20 dias e está sendo divulgada no site do IFB. Esteja atento, pois para receber a cesta, você precisa se cadastrar por meio de chamada pública (edital divulgado pelo site). Maiores informações em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Riva-nutricionista) e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Rogério–coordenador) e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Reginaldo–diretor).

 

Assistência aos Estudantes – O Acompanhamento aos Estudantes é realizado pela equipe multidisciplinar composta pela Coordenação de Residência Estudantil (CDRE), Coordenação Pedagógica (CDPD), Coordenações de cada Curso e pela Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão Social (CDAE). Haverá frequente monitoramento da participação e do rendimento dos estudantes.

O IFB possui auxílios que objetivam minimizar desigualdades sociais vivenciadas pelos estudantes, de forma a contribuir com sua permanência e êxito.

 

No momento, devido ao contexto de pandemia, alguns editais, como o Auxílio-Permanência, encontram-se suspensos, mas os alunos podem solicitar Auxílio Emergencial através do seguinte link de inscrição. No momento, devido à pandemia, há também editais para fornecimento de cestas de alimentos, e a inclusão digital (equipamentos TIC e internet) vem sendo estudada juntamente com os demais campi do IFB. O campus também está estudando iniciar uma campanha para doação de equipamentos TIC. Rodas de conversa, lives, reuniões com representantes e outras ações serão divulgadas no site do IFB, por e-mail e nos grupos de WhatsApp. Para mais informações e/ou agendamento para atendimento individual com psicóloga, pedagogas e assistentes sociais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Núcleo de Atendimento ao Portador de Necessidade Especiais (NAPNE) – O NAPNE no IFB atende não somente portadores de necessidades especiais mas também o alunado que apresenta vulnerabilidades (gestantes, idosos, aqueles com dificuldades de aprendizagem diagnosticada). O NAPNE atuará em conjunto com a Coordenação de Atendimento ao Estudante (CDAE), Coordenação Pedagógica (CDPD) e a Coordenação de Residência Estudantil (CDRE) no acompanhamento dos estudantes com vulnerabilidade, isto é, os estudantes com necessidades especiais e os estudantes do ensino médio integrado. O NAPNE estará atento à acessibilidade para alunos em adaptação curricular através de informação de suas necessidades aos respectivos docentes, para que as adaptações curriculares sejam realizadas. Mais informações em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Coordenação de Biblioteca: a Biblioteca Vinícius de Moraes está funcionando exclusivamente para empréstimo e devolução mediante agendamento via Formulário Eletrônico. Os livros serão emprestados por 30 dias, e renovados automaticamente, podendo ser devolvidos SOMENTE no retorno das aulas presenciais. Não haverá cobrança de multas! As orientações são válidas também para os estudantes que realizaram empréstimo antes do período de isolamento social. Por questões de segurança, é vedada a entrada e permanência de usuários na biblioteca; portanto está suspenso o uso do espaço para estudos. Para saber mais sobre os serviços presenciais, acesse o Procedimento Operacional Padrão da Biblioteca do IFB Campus Planaltina.

A biblioteca disponibiliza também seus serviços on-line:

Acesso aberto aos Trabalhos de Conclusão de Curso do IFB Campus Planaltina.

Acesso remoto ao Portal de Periódicos CAPES via CAFe — Selecione o IFB como instituição e acesse com seu CPF e senha do Portal do estudante.

Mais informações em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br

 

Coordenações de Curso – Os Coordenadores de cada curso do campus estarão em constante comunicação com os professores e com os estudantes, de modo a apoiar a CDAE, CDPD e CDRE no acompanhamento da participação e do rendimento dos alunos. Os e-mails para contato com os Coordenadores de Curso estão no ponto 13.

Coordenação de Residência Estudantil – Estudantes residentes que queiram pegar materiais pessoais que estejam no campus podem agendar via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o dia e o horário.

 

Contato dos Coordenadores de Curso

Coordenação do Curso Técnico e Integrado em Agropecuária: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação do Curso Técnico em Agroindústria: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação do Curso Tecnologia em Agroecologia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação do Curso Licenciatura em Biologia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Em caso de dúvidas não solucionadas e sugestões, entrem em contato com o Comitê Local de Emergência do Campus Planaltina no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página