Página inicial > Reitoria > Brasília 60 anos: IFB presente e colorindo a história

Brasília 60 anos: IFB presente e colorindo a história

Criado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 19h39 | Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 19h39 | Última atualização em Sábado, 25 de Abril de 2020, 13h57 | Acessos: 1175

O Instituto Federal de Brasília é uma escola que forma para a vida e para o mundo do trabalho, e assim, resolvemos neste aniversário de 60 anos da Capital homenagear os construtores da cidade, em especial os candangos com o projeto “re{COR}dação - o IFB colorindo a história de Brasília”.

Imagens em preto e branco do período de construção da Capital foram coloridas uma a uma em photoshop pelo estudante do curso de Técnico em Serviços Públicos do Campus Brasília, Alexsandro Bandeira. (Clique aqui para conhecer como cada imagem foi colorida) e todas elas pelo Flickr do IFB.

O nome do projeto traz a ideia de recordar - despertar o coração - e da ação dos trabalhadores que fizeram e fazem a cidade.

As fotografias foram cedidas pelo Acervo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Arquivo do Governo do Distrito Federal e pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo. A última imagem (do canavial do Colégio Agrícola de Brasília) pertence ao IFB.

A produção foi finalizada pela equipe da DICOM  em um vídeo em 3D e pode ser conferida pelo canal do Youtube TV IFB (clique aqui).

Veja também reportagem sobre a presença do IFB com seus 10 campi distribuídos pela Capital Federal.

Memorial

Na Diretoria de Comunicação Social (DICOM) está sendo executado um Projeto de Intervenção Pesquisa-Ação (PIPA – Práticas Profissionais) para a construção de um memorial digital do acervo de fotografias virtuais do IFB.

A iniciativa tem a coordenação da arquivista do Gabinete Institucional, Carolina Nascimento e do estudante Alexsandro Bandeira. Eles receberam a demanda de orientações sobre a catalogação de mais de 100 mil imagens produzidas pelo setor em 11 anos do IFB e mais o acervo histórico da antiga Escola Técnica e do Colégio Agrícola que deram origem ao Campus Planaltina.

Neste projeto os estudantes bolsistas do Campus Brasília, Bruno Ribeiro, Emilian Batista, Igor Santana e Kyan Brandon e do Recanto das Emas, Carlos Santana auxiliaram na seleção do acervo, que a agora está na fase de pesquisa para catalogação das legendas.

Antes do isolamento social, no início de março, a equipe realizou visita técnica no Arquivo da Universidade de Brasília (UnB) para conhecer o sistema Atom (que está sendo estudado para disponibilização do acervo do IFB). Durante a visita, o coordenador do Arquivo Permanente, Rafael Rosa, mostrou como funciona o sistema, contou dos desafios iniciais e passou dicas para a estrutura do espaço memorial on-line do IFB. Hoje o Atom da UnB tem 11 mil imagens inseridas.

O memorial virtual do IFB ainda não tem data para ser lançado. O projeto vem sendo realizado em sistema de home office pelos bolsistas e servidores.

Exposição adiada

Antes do anúncio da pandemia e da necessidade do isolamento social, o Instituto Federal de Brasília (IFB) estava preparando uma série de ações em comemoração aos 60 anos da Capital. Entre elas, uma exposição de fotografias que passaria por áreas públicas das regiões administrativas em que estamos localizados, uma ação para divulgar a presença do IFB como instituição pública de educação, ciência e tecnologia que serve a população de todo o Distrito Federal.