Página inicial > Reitoria > Após escuta da comunidade acadêmica, Conselho Superior aprova extensão do calendário

Criado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 17h38 | Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 18h04 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 18h24 | Acessos: 11463

Com o objetivo de oportunizar mais tempo aos estudantes para a realização das tarefas e aos docentes para a organização e planejamento das atividades não presenciais, o Instituto Federal de Brasília (IFB) decidiu estender o calendário acadêmico 2020. Agora, o primeiro semestre irá encerrar-se no dia 06 de novembro de 2020. Já o segundo semestre terá início em 23 de novembro de 2020, encerrando-se em 26 de março de 2021.

Essa alteração (Resolução 36/2020) foi aprovada em reunião extraordinária do Conselho Superior realizada nesta sexta-feira (2).  Entre o término do primeiro semestre (6/11) e o início do segundo (23/11), haverá duas semanas para planejamento, fechamento dos diários pelo registro acadêmico e matrícula para o semestre seguinte.

Diálogo e escuta

Para se chegar a essa decisão, a Reitoria, em conjunto com as direções-gerais, ouviu gestores e coordenadores de curso dos dez campi, dialogou com representações estudantis e escutou a comunidade acadêmica por meio de uma pesquisa eletrônica. De acordo com este levantamento (clique aqui), a maioria, tanto de servidores (64,2%) quanto de estudantes (54,6%), optou por uma ampliação do calendário.

Segundo a reitora, Luciana Massukado, a pandemia, por ser algo inédito, faz com que a todo momento seja preciso repensar e reinventar-se. Lembrou que pelo fato de haver as mais variadas especificidades na instituição, cursos técnicos de nível médio, subsequente, graduação, pós-graduação e Proeja, as ações precisam ser as mais amplas possíveis, visando a abarcar o maior número de pessoas, o que às vezes pode gerar desconforto em alguns.

“O Conselho Superior concordou que precisávamos desacelerar, e esta ampliação do calendário cumpre este objetivo”, destacou Luciana. Além disso, o Conselho também aprovou a instalação de um grupo de trabalho para estudar alternativas possíveis para as aulas/atividades práticas.