Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Licenciatura em Computação: Saiba mais pela experiência de quem faz!
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Computação: Saiba mais pela experiência de quem faz!

Criado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 19h06 | Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 19h06 | Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2020, 19h07 | Acessos: 994

Ser professor é...

Compartilhar conhecimentos e vivências em benefício das pessoas.

É estar presente não só em sala de aula – é ser um agente de transformação!

Guilherme Carvalho Rodrigues, 23 anos, é estudante do 7º semestre de Licenciatura em Computação, no IFB/Campus Taguatinga, e sua história no IF teve início como estudante no Instituto Federal do Piauí - IFPI, onde se formou como Técnico em Informática. Como filho de professora, sempre foi seu sonho seguir a área da Educação. Foi então que teve a oportunidade de ingressar no IFB, seguindo a licenciatura.

Já trabalha como consultor de comunicação na área educacional, no projeto “Educação Livre”, de ensino para jovens brasileiros, uma parceria entre o SESI e a Unesco. Atua na área pedagógica ou de preparação dos cursos, com práticas voltadas para o mundo digital.

Dentro da licenciatura no IFB, passou por estágios e práticas, em cursos do ensino fundamental até o ensino técnico, que lhe trouxeram boas vivências. Em 2018 e 2019 pôde experimentar também lecionar dentro do projeto LabKids – um curso no Campus Taguatinga sobre pensamento computacional para crianças de 8 a 12 anos.

“Indico a todos o curso, principalmente pelos professores e professoras do Campus Taguatinga. São extremamente cuidadosos e atenciosos no trabalho desenvolvido, buscando sempre passar o melhor para nós, estudantes”, elogia Guilherme.

Sobre os desafios no mercado, acredita que a inserção profissional neste período de pandemia torne a situação mais crítica, mas vê de forma otimista a abertura de novos postos em breve. Também alerta para a chegada do concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal a ser lançado.

Conta, como curiosidade, que sempre amou muito trabalhar com crianças, mas que sua última experiência com um grupo de idosos, em um curso de inclusão digital, o cativou bastante.

Teve experiências de participação em eventos com temáticas interdisciplinares, como o Congresso Brasileiro de Informática na Educação, em 2018, 2019 e 2020, o Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa e o Fórum Internacional Software Livre. Todos com trabalhos aprovados e publicados em anais ou revistas.

* Esta matéria integra a série Professores do Futuro. Leia mais:

-  Licenciaturas no IFB atraem jovens para serem professores do futuro

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página