Página inicial > Reitoria > “Viver de Eventos” promove reflexão sobre a reinvenção do setor e ensina em sistema híbrido

Criado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 17h31 | Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 17h31 | Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 17h31 | Acessos: 698

Brasília, Capital Federal, desde a sua inauguração, há 60 anos, vive de eventos. Sim, o setor é uma das principais economias da cidade, que recebe títulos como Cidade Design e um dos  Patrimônios Culturais da Humanidade. Setor que agrega inúmeros profissionais diferentes, também é um dos mais impactados pela paralisação de encontros, congressos e outras atividades devido à pandemia da Covid-19.

Testando um formato de aulas híbridas (presenciais e a distância), o curso Técnico em Eventos (modalidade Subsequente) do Campus Brasília resolveu ousar com práticas que integram tecnologias de informação e comunicação. Chamando de “Viver de Eventos – Reinventando o setor“,  a atividade reuniu profissionais renomados, educadores (professores e técnicos) e estudantes para refletirem sobre o mundo do trabalho, vivenciando a prática de planejamento, execução e pós-evento em vários segmentos. “Podemos aprender juntos com a amplitude de atividades como festivais, gastronomia, cerimonial e moda, por exemplo”, citou o Prof. Luiz Daniel Junqueira, coordenador-geral do Viver Eventos, na abertura da atividade na manhã do dia 13 de outubro, em encontro virtual transmitido ao vivo pela TV IFB no Youtube.

“Estamos falando do nosso presente e também do nosso amanhã, pois o que estamos vivenciando tem somado no exercício para sermos adaptáveis e resilientes”, disse o Prof. Rodrigo Cardoso, coordenador do curso superior de Tecnologia em Eventos do Campus Brasília. A reitora do IFB, Profª Luciana Massukado, também participou remotamente da atividade. Ela parabenizou todos os envolvidos e comentou a sinergia bem sucedida de reunir profissionais de vários campi do Instituto que se complementam, como o de Eventos (Brasília), Gastronomia (Riacho Fundo), Agroindústria (Planaltina) e Audiovisual (Recanto das Emas).

E sobre a reinvenção de eventos, o profissional Renato de Luca, cofundador  do Festival Drive-In, falou brevemente sobre a criatividade necessária para este momento de adaptação. Brasília já possui um dos mais antigos Drive-in da América Latina e, com a pandemia, o exemplo de aproveitar a amplitude do Planalto Central para promover o formato possibilitou  a realização de peças de teatro, shows e muito mais com o público dentro de seus automóveis.

Viva o Cerrado!

Um dos destaques do Viver de Eventos foi a aula-show envolvendo renomados chefs de cozinha. Com a coordenação da Profª Ana Paula Jacques (IFB/Campus Riacho Fundo), o chef Gil Guimarães (Casa Baco Pizzaria/DF) fez massa napolitana clássica e pesto cerratense (com ingredientes do Cerrado) e, simultaneamente, em transmissão ao vivo, o chef Manoel Oliveira (Restaurante Férreo/RS) montou a mesma receita. Para degustarem os pratos eles tiveram como convidadas Ju Braga, do site Comer Rezando, e Carla Leidens, relações públicas da Serra Gaúcha.

Para essa produção, mais de 30 pessoas estiveram em estúdio e nos locais de gravações para transmissões ao vivo e interações com o público – recepcionistas, cinegrafistas, iluminadores, VJ, DJ, intérpretes de Libras, apresentadores e outros. Os bastidores também foram expostos para que, de casa, os internautas pudessem conhecer a diversidade de profissionais necessários para uma produção satisfatória de um evento/programa.