Página inicial > Reitoria > Nota Oficial: compromisso prioritário

Nota Oficial: compromisso prioritário

Criado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 11h50 | Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 11h50 | Última atualização em Terça, 08 de Dezembro de 2020, 14h14 | Acessos: 5186

Com relação à nova portaria do MEC, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e o caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais, o Instituto Federal de Brasília (IFB) reafirma que seu compromisso prioritário nesta pandemia é com a proteção à saúde de seus servidores, estudantes e colaboradores, sem deixar de ofertar educação profissional e tecnológica em seus dez campi. Prova disso é que na próxima semana faremos a formatura virtual de centenas de novos profissionais que finalizaram seus cursos técnicos e superiores na instituição em plena pandemia.

Ressalta-se ainda que a instituição em nenhum momento de 2020 esteve parada, nos adaptamos às aulas remotas e realizamos ações de pesquisa, inovação e extensão em prol da comunidade, com destaque para iniciativas de enfrentamento à covid-19.

Desta forma, o IFB entende que a portaria desta terça-feira (8), revista após manifestações de diversas entidades representativas dos servidores e de estudantes e da reunião do ministro com várias instituições, segue desconectada com o grave momento sanitário que o mundo e o Brasil vivenciam. Enquanto assistimos Inglaterra e Rússia, apenas para citar dois países, já imunizando sua população, sendo que o segundo priorizando os professores, aqui sequer sabemos quando, de fato, a população brasileira será imunizada. Além disso, cada instituição está com um calendário acadêmico diferente em andamento.

No IFB, iniciamos o segundo semestre letivo de 2020 em novembro e seu encerramento será em 26 de março de 2021. Considerando o calendário aprovado pelo Conselho Superior da instituição, assim como a recente decisão sobre a manutenção das atividades remotas, o IFB encerrará o ano letivo de 2020 sem aulas presenciais.

“Mais uma vez reitero que o momento exige responsabilidade de governos e sociedade para juntos frearmos as altas curvas de contágio do vírus. O IFB defende a vida e reforça o respeito pela autonomia constitucional da nossa Instituição. Continuaremos monitorando as condições sanitárias locais para, quando for possível um retorno presencial, isso não traga riscos à comunidade”, destacou a reitora do IFB, Luciana Massukado.

O IFB seguirá planejando alternativas e isso demanda tempo e recursos financeiros. A PLOA 2021 que tramita no Congresso Nacional não tem previsão de votação e o que é pior, apresenta um corte no orçamento das instituições federais de ensino .

Por fim, reiteramos posição do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) quanto à homologação do parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP) nº 15/20, que estabelece normas educacionais excepcionais devido à pandemia.