Reitoras do DF se unem em evento #8M
A parceria entre a Universidade de Brasília (Unb) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), com duas gestoras mulheres à frente da instituição, é uma inovação na programação do Mês da Mulher tanto para o IFB como para a UnB. Este ano, as atividades do instituto e da universidade foram articuladas e divulgadas em conjunto, o que potencializa a diversidade de temas abordados por especialistas e estudiosas ao longo do mês. As duas programações estão voltadas ao empoderamento feminino e quebra de paradigmas relacionados ao gênero.
Nesta segunda (08), a reitora Luciana Massukado participou da abertura do #8M UnB, que foi transmitida pela UnBTV, no YouTube, com o tema “Mulheres no contexto da pandemia”. Na ocasião, ela falou sobre o 8 de março, dia de reflexão para as mulheres. “Um dia que marca a luta das mulheres pela busca da igualdade, da equidade de gênero e também o combate à violência contra a mulher”, disse. Em momentos de crise, lembrou a reitora, é necessário estarmos atentas e vigilantes quando os direitos da mulher começam a ser questionados. “Que a gente possa ser exemplo pras gerações que estão vindo de que é possível nós mulheres alcançarmos espaços de fala, de decisão e de poder. A representatividade importa! Nós somos as primeiras reitoras de grandes instituições de ensino aqui no DF, mas não seremos as últimas”, finalizou.
Já a reitora da UnB, Márcia Abrahão, afirmou que é a primeira vez que a programação #8M UnB foi construída de forma integrada, com parceiros internos e externos, ressaltando ainda o papel das mulheres dentro da universidade. “Nossas professoras, técnicas e estudantes são mulheres maravilhosas, que contribuem diariamente para fazer da UnB a universidade de excelência que é. Nós mulheres imprimimos qualidade e especificidade a tudo que fazemos. Esse é o momento de celebrar nossas conquistas!”. A reitora lembrou também do agravamento da desigualdade de gênero durante a pandemia, com mais mulheres fora do mercado de trabalho, de acordo com dados do IBGE, e convidou a comunidade a participar de várias discussões que perpassam os desafios diários femininos, todas transmitida pela UnBTV.
Além das duas reitoras, a solenidade teve a participação da diretora da Diversidade da UnB, Susana Xavier, e da coordenadora Ela Wiecko, do Núcleo de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB. Encerrando o momento de pronunciamentos, a poetisa Ana Rossi, que também é docente da UnB, declamou algumas poesias de sua autoria.
As programações da UnB e do IFB se estendem até 31 de março e abrangem diversos temas e atividades de reflexão, com recortes como mulheres na ciência, no cinema, na arte, na luta, além de programações artísticas imperdíveis. “Ao juntar tantas pessoas para elaborar essa programação, reforçamos laços e criamos novas conexões. Como instituição de ensino, temos o papel de discutir, desconstruir e (re)construir opiniões e pensamentos que contribuam para a construção de uma sociedade com mais igualdade, equidade, justiça e dignidade. Está em nossas mãos a possibilidade de transformar a atual geração e entregar um futuro melhor para as gerações futuras. E é isso que o #8M IFB quer!”, disse a reitora Massukado.
Veja abaixo e participe, é tudo gratuito e virtual!
Programação #8M IFB
Programação #8M UnB
Acesse aqui a mensagem da reitora Luciana Massukado para este 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Redes Sociais