Página inicial > Reitoria > Live sobre Política de Comunicação do IFB traz olhares vindos de lugares diferentes

Criado: Quarta, 16 de Junho de 2021, 10h15 | Publicado: Quarta, 16 de Junho de 2021, 10h15 | Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 09h44 | Acessos: 699

Na tarde dessa quarta-feira, 16 de junho, a comunidade do Instituto Federal de Brasília (IFB) se reuniu para tratar sobre comunicação. Isso porque, está sendo construído, neste ano de 2021, a Política de Comunicação do IFB: um documento estratégico que estabelece diretrizes para o relacionamento com os diversos públicos institucionais.

Durante uma hora, a live “Construa a Política de Comunicação do IFB” apresentou a importância desse documento para uma instituição, com olhares vindo de lugares diferentes. Ora, com a visão de um profissional da imprensa, o jornalista Guilherme Portanova, apresentador e editor-chefe do programa DF no Ar, da TV Record; ora com o olhar do professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Felipe Cintra, que foi diretor de comunicação do IFSC, uma das primeiras instituições da Rede Federal a construir sua  política de comunicação.

Em sua fala de abertura na live, a reitoria do IFB, Luciana Massukado, destacou justamente a importância da construção do documento de forma coletiva.

“Uma política de comunicação tem que ter o olhar para fora e para dentro da instituição e a escolha dos dois profissionais convidados é para realmente trazer perspectivas diferentes, para que a gente vá construindo a nossa política a partir do diálogo, da escuta, das experiências, pautada na transparência, na acessibilidade e em uma comunicação não-violenta”, destaca a reitora.

Portanova destacou, em suas falas, a relação do IFB com a imprensa no papel de produtor de conteúdo, com divulgação dos resultados de pesquisas e ciências produzidas pela comunidade acadêmica. Mas, também pontuou a importância da parceria das emissoras de comunicação com os Institutos Federais para prestação de serviços na divulgação das oportunidades de capacitação.

“Uma boa comunicação pode transformar uma vida. Muita gente ao ver uma comunicação do IFB, acha uma porta para salvar a vida, para ganhar um sentindo, para desenvolver uma habilidade, uma aptidão, um sonho, ou muitas vezes desenvolver um desejo que tem internamente, mas que não conseguiu realizar por falta de instrução ou de formação. Essa comunicação se faz necessária, se fez urgente, ainda mais no cenário atual”, destaca.

Já o professor Felipe Cintra, ao longo de sua participação, destacou a importância de uma Plano de Comunicação na rotina de uma instituição.

“Uma instituição pode ser ótima, está fazendo tudo de bom, mas precisa ter capacidade de contar isso para todo mundo e a maneira que tem de garantir que a comunicação funcione, que seja profissional, que seja estruturada é ter documentos que organizem isso, que façam os acordos institucionais, que permitam que se dê de maneira consistente ao longo do tempo. A comunicação depende dessa consistência”, finaliza.

A live teve a condução da diretora de Comunicação do IFB, Sandra Branchine, e o do assessor de Comunicação Social da instituição, Douglas Vilaça.

Política de Comunicação

Os trabalhos para construção da política tiveram início, de fato, em março deste ano, quando foi publicada a portaria que instituiu a comissão para elaboração da Política de Comunicação do IFB. Desde então, o grupo se reúne semanalmente, de forma virtual, para debater e construir a proposta do documentos.

Porém, qualquer pessoa pode ter acesso ao texto que está construído e encaminhar sugestões para a construção da política.

No dia 14 de julho está marcado o 1º encontro virtual de consulta pública do documento. A proposta é que nos meses de agosto e outubro aconteçam outros dois momentos de consulta e que, ainda neste ano de 2021, o documento seja finalizado e encaminhado para apreciação do Conselho Superior do IFB.

Para saber mais sobre a construção da política de comunicação do IFB, acesse aqui.