Página inicial > Reitoria > Resultado do Click Ambiental IFB: sustentabilidade na pandemia

Resultado do Click Ambiental IFB: sustentabilidade na pandemia

Criado: Terça, 27 de Julho de 2021, 16h54 | Publicado: Terça, 27 de Julho de 2021, 18h20 | Última atualização em Terça, 03 de Agosto de 2021, 14h49 | Acessos: 893

Os resultados dos trabalhos da 1ª edição fotográfica Click Ambiental atraiu excelentes exemplos de sustentabilidade e consciência ecológica. A primeira edição de fotografias do Click Ambiental reuniu 50 participações com 107 imagens de servidores, professores e estudantes, em sensibilização ao dia do meio ambiente (5 de junho) e, recebeu registros durante todo o mês de junho.

Para divulgar as imagens um vídeo de sensibilização ao tema foi criado e desenvolvido para valorizar e prestigiar os participantes nesta edição inaugural. A comissão do Click Ambiental selecionou as imagens segundo categorias e temáticas ambientais como: Reuso, Reciclagem, Produtos, Planta, Natureza e Social e Ecobag.

Confira o vídeo de sensibilização em agradecimento aos participantes com suas imagens inspiradoras.

Ecobags

Nessa categoria, os diferentes registros fotográficos apresentam as Ecobags como uma alternativa mais sustentável na hora de ir ao supermercado, pois elas evitam o uso de sacolas plásticas. Todos os envios se enquadram na descrição acima.

Natureza e Social

Nessa categoria, os diferentes registros fotográficos apresentam o contato com a natureza e participação em ações sociais como uma mudança de hábitos que nos tornam mais sustentáveis.

Caroline Barbosa Farias Mourão: retrata o início de uma agrofloresta, sistema produtivo que concilia a produção de alimentos com a recuperação de áreas degradadas, promovendo benefícios econômicos e ecológicos.

Fernanda Carvalho: entrega de filtros para comunidade na Estrutural que não possui água encanada e testagem de covid nos catadores das cooperativas da Estrutural, além de divulgação de noções de higiene e descarte correto do lixo.

Manuela Castello Branco Guimaraes Mamede: camping em Campos do Jordão/SP com barraca automotiva.

Plantas

Nessa categoria, os diferentes registros fotográficos apresentam o cuidado com plantas frutíferas e ornamentais como uma mudança de hábitos que nos tornam mais sustentáveis.

Alvaro Eduardo do Amaral Menezes Junior: frutíferas do Campus Estrutural. Mudas que vêm sendo plantadas nos últimos anos e durante o período da pandemia.

Cindy Abrantes Andrade: plantios realizados no quintal de casa (Cajá-Manga).

Frank Riijkaard da Silva Canuto: cuidados com as plantas com água e solução de adubo.

Raquel Figueiredo Maia: plantios realizados no quintal de casa.

Produtos

Nessa categoria, os diferentes registros fotográficos apresentam a utilização de produtos artesanais ou não que possuem um forte apelo ambiental, demonstrando a mudança de hábitos que nos tornam mais sustentáveis.

Leonardo Dantas Orelli: preparação de pães rústicos com fermentação natural durante a pandemia.

Manuela Castello Branco Guimaraes Mamede: Cesta de produtos orgânicos de comunidade que sustenta a agricultura.

Marina Weber de Alencar: xampu e condicionador em barra, evitando o desperdício de embalagem plástica e com produtos sustentáveis e que não agridem o meio ambiente.

Reciclagem

Nessa categoria, os diferentes registros fotográficos apresentam cenas de separação, preparação e/ou entrega de materiais recicláveis ou orgânicos, demonstrando a mudança de hábitos que nos tornam mais sustentáveis.

Bianca Oliveira da Silva: minutos antes do caminhão da coleta seletiva passar, fiz o registro dos resíduos devidamente separados.

Emilly Andrade de Abreu: latas de alumínio para reciclagem.

Igor Pereira de Jesus: higienização de materiais antes da entrega para a reciclagem.

Jorge Luiz da Silva: entrega de materiais recicláveis no ponto da Startup Molécoola.

Luiz Henrique Nogueira Bonfim: separação de resíduos orgânicos para produção de adubo.

Marcos Paulo Sousa de Jesus: separação de garrafas pet para entrega ao caminhão de coleta seletiva.

Marina Weber de Alencar: composteira dentro do apartamento.

Reuso

Nessa categoria, os diferentes registros fotográficos apresentam diferentes formas de reutilização de materiais recicláveis, demonstrando a mudança de hábitos que nos tornam mais sustentáveis.

Ana Clara Ribeiro Silva: reutilização de garrafas pet como vaso para planta.

Emilly Andrade de Abreu: reutilização de embalagem de ovos para germinação de sementes.

Isadora Heldt Weber: minha mãe estava costurando uma máscara. Durante a pandemia de COVID-19, transformamos tecidos de roupas sem uso (e sem condições para doação) em proteções para nosso uso.

Lilian Jane Borges Santos: reutilização de caixas de ovos e de pizzas como prateleiras e/ou decoração.

Maria Gabriela Barbosa Rodrigues: reutilização de diferentes materiais recicláveis para fabricação de brinquedos ecológicos.

Sobre o IF Ambiental

É uma comissão de sustentabilidade e educação ambiental formada por servidores representantes de todas as unidades do Instituto Federal de Brasília (IFB). O grupo tem como propósito apoiar e compartilhar experiências bem-sucedidas intercampi na área ambiental, realizar a Semana Lixo Zero em Brasília e propor soluções para a questão dos resíduos sólidos no IFB por meio de pesquisa e levantamento.