Página inicial > Reitoria > IFB apresenta à comunidade Plano de Retorno Gradual e Seguro às Atividades Presenciais

Criado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 14h56 | Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 14h56 | Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 14h59 | Acessos: 7242

O Instituto Federal de Brasília (IFB) apresentou à comunidade, nesta terça-feira, 24 de agosto, o Plano de Retorno Gradual e Seguro às Atividades Presenciais (clique aqui), que ficará em consulta pública (clique aqui) para contribuições até o próximo dia 31.

O Plano, ainda uma minuta, traz diretrizes gerais a serem implementadas, de acordo com as especifidades e o planejamento de cada campi, a partir do segundo semestre deste ano letivo de 2021. O público alvo desta etapa de transição são estudantes concluintes dos cursos técnicos (integrado ao ensino médio, subsequente e Proeja) e superiores, cujas atividades envolvam práticas de laboratório e desde que haja condições de oferta pelo campus. A vacinação completa será um requisito obrigatório para participar destas atividades.

De acordo com a reitora do IFB, Luciana Massukado, o Plano é uma demanda da comunidade e foi construído a partir de vários momentos de escuta ativa e diálogo com a comunidade - Comitê de Emergência, Comitês Locais, gestores, servidores, estudantes, familiares e sindicato. “Importante destacar que o Plano parte dos princípios de proteção à vida, respeito à ciência, papel social do IFB, direito à educação, manutenção majoritária de atividades remotas e vacinação da comunidade acadêmica”, destacou Luciana.

A reitora também anunciou na live (clique aqui) de apresentação do Plano, o lançamento do programa IFB Acolhe, um conjunto de iniciativas voltadas para a saúde física e emocional da comunidade acadêmica, considerando os efeitos da pandemia.

Aprovação — Depois de finalizada a consulta pública, o plano será analisado pelo Conselho Superior da instituição. Se aprovado, as orientações e recomendações poderão ser utilizadas para o segundo semestre do ano letivo para públicos específicos, seguindo os protocolos de biossegurança.

*Confira o FAQ (clique aqui) que preparamos com respostas as principais dúvidas da comunidade acadêmica sobre o Plano.