Política de Comunicação: A identidade visual oficial do IFB
Você já conhece o símbolo do Instituto Federal de Brasília (IFB), mas você sabe o que significa?
Conceitualmente, a marca IF apresenta a ideia de agrupamento, de conjunto, proximidade, estruturação e interação entre as partes que a compõem. Além disso, procura incorporar aspectos orgânicos, utilizando formas arredondadas.
Sua estrutura é composta por um conjunto de quadrados com bordas levemente arredondadas, distribuídos em padrão regular de alinhamento e distanciamento, insinuando a percepção estilizada da figura humana e das letras “i” e “f” respectivamente. O posicionamento do círculo reforça a percepção da letra “i”, que também pode ser interpretada como a cabeça de um ser humano.
A marca do IF possui três cores, cujas tonalidades sofreram algumas alterações ao longo dos anos. A referência oficial é o sistema de cores Pantone 1, que são o Verde IFB (Pantone 362 C) e o Vermelho IFB (Pantone 187 C), com os textos em Preto (Process Black C). As cores são importantes como um ponto de referência para a consolidação da identidade.
No site do IFB, você encontra modelos de aplicação da marca para aplicar diretamente no seu documento, apresentação, assinatura, entre outros.
Importante! A marca IFB não pode ser alterada. A não adulteração visa preservar a sua integridade, credibilidade, identificação e garantir a sua perfeita leitura. Existem, porém, regras de aplicação que possibilitam o uso da marca em outros formatos em determinadas situações, como aplicá-la em fundos diferentes, utilizá-la de forma monocromática em escala de cinza, utilizá-la em formato vertical ou horizontal, ampliá-la e reduzi-la e utilizá-la de forma conjunta com outra marca.
Essas orientações estão no Manual de Identidade Visual, que você encontra na Política de Comunicação do IFB.
Agora que você recebeu as orientações, aproveite para:
-
Ler o Manual de Identidade Visual e a Política de Comunicação do IFB.
-
Rever a sua assinatura de e-mail, conforme a primeira orientação da série.
-
Utilizar a marca oficial do IFB nos documentos, apresentações, assinaturas, entre outros, sem alterações.
Em caso de dúvidas, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
E aí, o que está achando das ações de implantação da Política de Comunicação do IFB? Escreva no formulário de acompanhamento e avaliação.
Redes Sociais