Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Política de Comunicação: A identidade visual oficial do IFB
Início do conteúdo da página

Política de Comunicação: A identidade visual oficial do IFB

Criado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 11h19 | Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 11h19 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 11h24 | Acessos: 2637

Você já conhece o símbolo do Instituto Federal de Brasília (IFB), mas você sabe o que significa?

 

Conceitualmente, a marca IF apresenta a ideia de agrupamento, de conjunto, proximidade, estruturação e interação entre as partes que a compõem. Além disso, procura incorporar aspectos orgânicos, utilizando formas arredondadas.

Sua estrutura é composta por um conjunto de quadrados com bordas levemente arredondadas, distribuídos em padrão regular de alinhamento e distanciamento, insinuando a percepção estilizada da figura humana e das letras “i” e “f” respectivamente. O posicionamento do círculo reforça a percepção da letra “i”, que também pode ser interpretada como a cabeça de um ser humano.

A marca do IF possui três cores, cujas tonalidades sofreram algumas alterações ao longo dos anos. A referência oficial é o sistema de cores Pantone 1, que são o Verde IFB (Pantone 362 C) e o Vermelho IFB (Pantone 187 C), com os textos em Preto (Process Black C). As cores são importantes como um ponto de referência para a consolidação da identidade.

 

No site do IFB, você encontra modelos de aplicação da marca para aplicar diretamente no seu documento, apresentação, assinatura, entre outros.

 

Importante! A marca IFB não pode ser alterada. A não adulteração visa preservar a sua integridade, credibilidade, identificação e garantir a sua perfeita leitura. Existem, porém, regras de aplicação que possibilitam o uso da marca em outros formatos em determinadas situações, como aplicá-la em fundos diferentes, utilizá-la de forma monocromática em escala de cinza, utilizá-la em formato vertical ou horizontal, ampliá-la e reduzi-la e utilizá-la de forma conjunta com outra marca.

 

Essas orientações estão no Manual de Identidade Visual, que você encontra na Política de Comunicação do IFB

 

Agora que você recebeu as orientações, aproveite para:

 

 

Em caso de dúvidas, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

E aí, o que está achando das ações de implantação da Política de Comunicação do IFB? Escreva no formulário de acompanhamento e avaliação.

 

 
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página