Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Fórum de Educação do Campo da Rede encerra com entrega da Carta de Planaltina
Início do conteúdo da página

Fórum de Educação do Campo da Rede encerra com entrega da Carta de Planaltina

Criado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 18h52 | Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 18h52 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 19h41 | Acessos: 429
imagem sem descrição.

A última mesa do II Seminário do Fórum de Educação do Campo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nesta quinta-feira, 15 de junho, reuniu gestores do Ministério da Educação para tratar do tema “Gestão em rede:  Desafios e possibilidades” e com a apresentação da Carta de Planaltina, documento final do evento.

Com a mediação do coordenador do Fórum de Educação do Campo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal, Prof. Matheus Bornelli de Castro (IFMS), a mesa contou com os diretores de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica e de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Carla Jardim e Marcelo Bregagnoli, e da representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Maria do Socorro Silva, diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena.

A diretora Carla Jardim mencionou que neste ano a Rede Federal completa 15 anos com esta formação e vê o avanço de 140 para 680 campi e referência, por exemplo, como o melhor modelo de ensino médio integrado ao técnico. Contou das parcerias com outras secretarias do MEC para reconstrução da política de jovens e adultos e sobre a articulação que está sendo feito para que a Rede Federal seja parceira prioritária do ensino integral do ensino médio.

Já a diretora Maria do Socorro Silva deu a boa notícia de que a Secadi está reconstruindo suas políticas e contando com a Rede Federal com sua capilaridade para a oferta de educação profissional para quilombolas, indígenas e camponesas, formação docente, licenciatura indígena, licenciatura em educação do campo, apoio complementar tempo-comunidade (sistema de alternância) e formação continuada, como, por exemplo, a adesão de 14 unidades da Rede Federal à Escola da Terra.

E o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Marcelo Bregagnoli, falou em união e reconstrução, pedindo que as instituições da Rede aproveitem a mobilização do Fórum para se fortalecerem. Deu notícias sobre recomposição orçamentária para a Rede, sobre grupos de trabalho para ajustar tipologias, sobre a Plataforma Nilo Peçanha, Análise de Impacto da Rede Federal com dados sobre egressos, empregabilidade, empreendedorismo e verticalização; o diálogo com o Congresso para recuperação de cargos para atendimento, por exemplo, na área de inclusão, e a importância da Política Nacional de Formação em EPTT, pauta amazônica e outros.

Os participantes também suscitaram temas, como dados de que apenas 12% do jovem do campo está no ensino médio; sobre o esvaziamento de escolas no campo na região Centro-Oeste (só 4%); a ausência de documentos balizadores; a necessidade de maior interação das ações de Educação do Campo na Rede; o Censo da Educação Profissional; o Relatório Estatístico da EPT; produção de conhecimento com etimologia da práxis; pedagogia da alternância; a ausência de escolas do campo em 2 mil municípios do país; necessidades específicas para locais de difícil acesso; profissionais especializados para atender estudantes com deficiência; comunicação; e a revisão do Plano Nacional de Educação para a próxima década.

Assista aqui ao encerramento do II Fórum de Educação do Campo do IFB.

E leia aqui a Carta de Planaltina – documento final do evento.

Confira ainda o que aconteceu no evento:

Cerimônia de Abertura e a mesa Educação do campo e ensino agrícola: caminhos históricos marcados por contradições, convergências e construção de novas identidades -  Clique aqui para saber mais e assistia na íntegra na TV IFB.

Permanência e Êxito nos campi agrícolas e Soberania Alimentar -  Clique aqui para saber mais e assistia na íntegra na TV IFB.

Trabalho e pesquisa como princípio educativo: -  Clique aqui para saber mais e assistia na íntegra na TV IFB.

Conheça a lista de Experiências Exitosas do II Forcampo - Clique aqui

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página