Página inicial > Reitoria > IFB presente na SNEPT 2023

IFB presente na SNEPT 2023

Criado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 15h02 | Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 15h02 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 12h08 | Acessos: 349

Confira a participação do Instituto Federal de Brasília na 3ª edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

Na semana do dia 16 a 22 de outubro, o Instituto Federal de Brasília participou da 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu na Ala Oeste do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no coração de Brasília, Distrito Federal. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o evento teve como tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”.

A 3ª SNEPT teve como objetivo estimular o intercâmbio de ideias e a socialização através do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, de forma atrelada ao futuro e à conexão com a educação profissional e tecnológica. Para corroborar com esse intuito de integrar as áreas da educação, ciência e tecnologia, o evento aconteceu simultaneamente com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) esteve presente em ambos os eventos, com exposições científicas e culturais. O IFB apresentou duas oficinas gerais, a “Construção do Plano Educacional Individualizado (PEI) na Educação Profissional” e “Projetos Integradores na Educação Básica”. Já na SNCT, mais de 100 alunos do IFB foram selecionados para atuar como monitores na SNCT, ao longo dos sete dias de eventos.

Atraindo a atenção daqueles que passavam pelo estande do IFB, o projeto “produtos em madeira e metal do laboratório de móveis do IFB Campus Samambaia” trouxe móveis inusitados feitos a partir de materiais reaproveitados, como madeira da construção civil e partes recicladas de um automóvel.

Para o professor Frederico Souza, do curso referente a produção moveleira do campus, a oportunidade de expor os trabalhos dos estudantes feitos em laboratório é uma forma de desenvolvimento tanto dos alunos quanto dos jovens que visitam o estande. “Eles ficam vislumbrados com a quantidade de informação, de tecnologia. Isso contribui com o interesse de buscar novos conhecimentos, de incentivo à área de pesquisa e extensão, que é papel nosso enquanto IFB”, afirma o professor.

Além das exposições no ramo da produção industrial, o IFB também teve vários projetos no ramo das ciências naturais, sustentabilidade, inovação e agronomia, como: “Kokedamas: arte de criação de plantas em esferas de musgo – IFB Campus Planaltina”; “Ervas e Especiarias Nativas Brasileiras na Gastronomia e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável – IFB Campus Riacho Fundo”; “Hortas Urbanas, Oficina de Produção de Mudas – IFB Campus Samambaia”; Site das atividades do Laboratório de Biologia do IFB como recurso teórico-prático – IFB Campus Taguatinga”; “Arduino + NFC: uma combinação mágica para projetos inovadores – IFB Campus Brasília”; “Degustação de Petisco proteico vegano – IFB Campus Gama”; “Estação Lixo Zero – Lixo ou resíduo? – IFB Campus Estrutural”; e muitas outras.

Já no ramo cultural, o IFB apresentou também duas atrações: o documentário literário “Travessia do Sertão: Narrativas do Caminho” e a performance musical “Cantos de América” do grupo Duoo Sertânico, além do projeto “Picê – Plataforma de visibilidade artística para a Rede Pública de Ensino – IFB Campus São Sebastião”.

No estande do IFB também estava disponível o espaço para fazer a inscrição no Processo Seletivo do Instituto Federal de Brasília para o ano de 2024, que continua em aberto. Os visitantes da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica também puderam conferir a exposição “Rede Federal, a Cara do Brasil”, celebrando os 15 Anos da Rede Federal de Educação Profissional.

Por fim, a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica também foi tema do Estação IFB, o podcast da Diretoria de Comunicação do IFB.