Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB realiza primeira escuta à comunidade de Sobradinho II e entorno
Início do conteúdo da página

IFB realiza primeira escuta à comunidade de Sobradinho II e entorno

Criado: Quarta, 05 de Junho de 2024, 16h47 | Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2024, 16h47 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2024, 18h16 | Acessos: 712
imagem sem descrição.
O Instituto Federal de Brasília (IFB) fará mais quatro encontros com as comunidades de Sobradinho II, Sobradinho I, Lago Oeste e Fercal para as indicações dos futuros cursos que o novo campus da região terá. 
 
O primeiro encontro aconteceu na noite dessa terça-feira, 4 de junho, no auditório da Coordenação Regional de Ensino e contou com mais de 70 pessoas entre lideranças locais, empresários e moradores.
 
O administrador regional de Sobradinho II, Diego Matos, abriu o evento agradecendo a participação de todos e fazendo um histórico do período de uma década da solicitação para a oferta de cursos de qualificação, técnicos e superiores na região.
 
A reitora do IFB, Veruska Machado, apresentou um vídeo sobre o IFB, explicou o que a instituição pode oferecer a curto, médio e longo prazo e deu a notícia de que fará várias escutas às comunidades das três regiões administrativas (Sobradinho, Sobradinho II e Fercal) antes da audiência pública prevista para agosto.
 
 
Anseios
 
O Sr. Raimundo Barbosa, da organização S.O.S Ribeirão Sobradinho, foi o primeiro a falar, agradecendo a vinda do IFB e por saber o que a instituição pode fortalecer.
 
Simone Magalhães, líder comunitária, fez um histórico das regiões do entorno e falou das perspectivas de ampliação da população com a construção de um residencial com mais de 3 mil casas previstas ao lado do futuro campus em Sobradinho II.
 
Israel, do conselho comunitário da Fercal, contou que além de duas fábricas cimenteiras, a região é rica na área do turismo com nascentes, cachoeiras e eventos como o Rally do Deserto.
 
Lucas de Sousa, egresso do curso de Gestão Pública do IFB Campus Brasília e morador em Sobradinho II, perguntou sobre a possibilidade da oferta de cursos rápidos, de extensão, o quanto antes.
 
Pity Godoi e outros colegas da área da saúde integrativa reforçaram o pedido para que a instituição veja a região como uma Cidade de Artes e que há necessidade de uma atenção especial para a saúde mental de seus moradores.
 
Venâncio, também terapeuta integrativo, contou que há muitos profissionais qualificados e que necessitam de cursos para auxiliá-los com gestão empreendedora.
 
Gleice Suzane, organizadora da Feira d’Elas, coletivo de mulheres artesãs, falou sobre a expectativa de que cheguem na região cursos voltados para o público feminino. “Muitas param de estudar para poder trabalhar ou por não conseguir conciliar com os filhos pequenos e querem voltar muito tempo depois desta pausa. Esperamos do IFB um olhar acolhedor para mulheres preferencialmente”, pediu.
 
Sobre esse pedido, a reitora do IFB explicou sobre o Programa Mulheres Mil e já solicitou para a pró-reitora de Extensão e Cultura, Diene Ellen, gestão para que cursos de qualificação para mulheres sejam priorizados para a região.
 
O jovem Thiago Pacheco, do Pedagoginga, cursinho popular voluntário que acontece há 5 anos para a comunidade de Sobradinho II, disse estar satisfeito em saber que o IFB tem entre seus valores a inclusão.
 
A respeito, a Profª Veruska falou da parceria do IFB com o Ministério da Justiça para oferta de cursos preparatórios e disse que fará gestão para que esse modelo possa ser ativado na região também.
 
Iolanda Rodrigues, tecnóloga em Agroecologia pelo IFB Campus Planaltina e moradora de Sobradinho, falou da intensidade da agricultura familiar na região — fala reforçada por Edilene Ribeiro Macedo, da Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar (Astraf), representando as mulheres trabalhadoras rurais do Polo de Cinema, e também por outras lideranças de condomínios e áreas rurais do entorno, que destacaram a necessidade de um olhar para o turismo rural.
 
A atleta Aline Inês Santana, moradora da Vila Rabelo, contou que conheceu no IFB Campus Brasília o potencial de infraestrutura que se pode ter em uma unidade e que assim espera que o novo campus possa levar jovens para a educação e para os esportes mudando os atuais índices de depressão dos jovens.
 
Josué Mendes, professor do GDF e do IFB, disse que a instituição chega para unir e integrar as três regiões pelo desenvolvimento da região norte, e Fabiana, egressa da Rede Federal no Ceará e hoje servidora do IFB Campus Planaltina, testemunhou os avanços do Instituto, como o acesso democrático por meio de sorteio e a política de cotas e destacou a necessidade de formação profissional nas áreas da Saúde e do Turismo.  
 
 
Próximos passos
 
A gestão do IFB, em parceria com as administrações regionais de Sobradinho II e entorno, irá realizar novas escutas à comunidade (clique aqui>>). E, além das audiências públicas , o IFB fará uma Ação Expansão com uma mostra de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no dia 14 de setembro, já no terreno onde será construído o futuro campus (clique aqui>>).
 
Veja aqui as fotos >> desta atividade no Flickr do IFB.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página