Página inicial > Reitoria > EstAção IFB: Novos mestres, eternos alunos

EstAção IFB: Novos mestres, eternos alunos

Criado: Sexta, 09 de Agosto de 2024, 08h20 | Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2024, 14h20 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 12h02 | Acessos: 147

Como é a transição quando um estudante se torna um educador? Na semana em que comemoramos o Dia Nacional dos Profissionais da Educação e o Dia do Estudante, recebemos Iranilde Tavares da Câmara, educadora, egressa do IFB que conta sobre a trajetória continuada de viver os dois papéis e de educar para crianças, jovens e adultos.

Moradora da região do Paranoá/Itapoã, ela foi aluna do IFB Campus Planaltina, onde, no curso de Tecnologia em Agroecologia, foi despertada pela vontade de contribuir com sua comunidade através da Educação, e depois fez Licenciatura em Letras-Português no IFB Campus São Sebastião – dois campi bem distantes de sua residência, o que revela a força de vontade que teve e continua tendo ao não parar de estudar, mesmo já trabalhando na área.

Foi Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira e um dos maiores pedagogos do mundo, quem disse que “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção; quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender". E nessa tônica Ivanilde deixa sua mensagem inspirando quem deseja seguir na área da Educação.

Ouça o EstAção IFB no Spotify (clique aqui>>) ou assista o videocast na TV IFB no YouTube (clique aqui>>).