Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > 10 de Dezembro: A Educação como Aliada no Dia dos Direitos Humanos
Início do conteúdo da página

10 de Dezembro: A Educação como Aliada no Dia dos Direitos Humanos

Criado: Segunda, 09 de Dezembro de 2024, 18h15 | Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2024, 08h15 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2024, 07h50 | Acessos: 81

Todo 10 de dezembro, o mundo se une para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma data fundamental para refletir sobre a importância da proteção e promoção dos direitos que garantem a dignidade, a liberdade e a igualdade de todos os seres humanos. 

O dia foi instituído em 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em comemoração à adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este documento histórico é um marco na luta global pela igualdade e pela justiça, estabelecendo direitos fundamentais para todas as pessoas, independentemente de raça, religião, nacionalidade ou qualquer outra característica. A data foi escolhida para lembrar ao mundo que a proteção dos direitos humanos deve ser uma prioridade constante, pois as desigualdades e abusos continuam a ser desafios globais que precisam ser enfrentados.

Os direitos humanos são a base para uma convivência pacífica, justa e igualitária. Eles garantem que todas as pessoas, independentemente de sua origem, orientação sexual, gênero, deficiência ou etnia, tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades. No Brasil, um país especialmente construído pela diversidade, a luta pelos direitos humanos é especialmente significativa, pois envolve o reconhecimento das populações mais vulneráveis e a busca pela equidade social. 

E a educação desempenha também um papel crucial nesse processo. Através dela, é possível construir uma sociedade mais consciente sobre os direitos que garantem a dignidade humana e promover uma cultura de paz e respeito mútuo.

O Instituto Federal de Brasília também tem este assunto como prioritário, destacando-o como compromisso institucional em sua missão de “transformar vidas por meio da Educação Profissional e Tecnológica, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral, a sustentabilidade, a inclusão e o respeito aos direitos humanos”. Desta forma, além da data, os Direitos Humanos são pautados todos os dias na instituição.

Na capacitação para servidores, como formação pedagógica unificada, na Campanha Educação para Direitos Humanos e em ações nos campi como palestras e jornadas,  tema de Concurso Multicampus de Redação do IFB, das ações cotidianas através de núcleos de apoio que visa integrar temas de direitos humanos em sua prática pedagógica, preparando seus alunos para serem cidadãos críticos e atuantes na defesa da justiça social e dos direitos de todos. São espaços dedicados à orientação, à conscientização e ao apoio de alunos, professores e servidores em temas ligados à igualdade, diversidade e inclusão.

 

O NUGEDIS (Núcleo de Gênero, Diversidade Sexual) tem como missão promover a igualdade de gênero e combater todas as formas de discriminação. Ele atua através de ações educativas, palestras, rodas de conversa e apoio psicossocial, buscando criar um ambiente de acolhimento e respeito à diversidade dentro e fora do IFB. 

Já o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) é outro exemplo de iniciativa que busca resgatar e valorizar as culturas e identidades afro-brasileiras e indígenas. Ao promover a reflexão sobre as questões raciais, o NEABI contribui para um espaço mais plural e democrático, no qual se promove o respeito às diferentes identidades e culturas presentes no Brasil. Suas atividades incluem debates e eventos culturais, sempre com o objetivo de empoderar e dar visibilidade a essas comunidades.

Por fim, o NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas) atua para garantir a inclusão de estudantes com deficiências. O NAPNE oferece suporte acadêmico e psicológico, além de promover a acessibilidade e adaptabilidade dos conteúdos, espaços e metodologias. Através desse núcleo, se cria um ambiente de aprendizagem onde todos os alunos, independentemente de suas condições, possam ter as mesmas oportunidades de desenvolvimento e sucesso acadêmico.

Os editais do Ensino, Pesquisa e Extensão também reforçam a temática e o Festival de Curtas Metragens do IFB destacam produções sobre os Neabis, Nugedis, Napnes, além de série de podcast do EstAção IFB e em parcerias como da realização da Mostra Cinema e Direitos Humanos.

Hoje e, em todos os dias, vale cada um revisitar suas atitudes pela fraternidade universal, eliminando todo espécie de conflito e desrespeito com os demais.

Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos, a celebração deve ser um momento para lembrar que, apesar dos desafios, há muitos avanços a serem comemorados e muitas pessoas e instituições trabalhando para garantir que os direitos humanos sejam uma realidade para todos. O IFB é um exemplo de que a educação tem o poder de transformar e empoderar, promover a inclusão e reafirmar seu compromisso com uma sociedade mais justa, equitativa e solidária.

Por isso, ao celebrarmos o 10 de dezembro, não apenas refletimos sobre o passado, mas também renovamos nosso compromisso com o futuro: um futuro onde os direitos humanos sejam vividos e respeitados em cada esquina, em cada sala de aula e em cada coração. 

É um futuro possível que, juntos, podemos construir.

Confira abaixo a mensagem da reitora sobre esta data:

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página