Página inicial > Reitoria > Ouvidoria do IFB apresenta relatório de manifestações analisadas em 2013

Ouvidoria do IFB apresenta relatório de manifestações analisadas em 2013

Criado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2014, 14h53 | Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2014, 14h53 | Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2014, 10h05 | Acessos: 1294

A Ouvidoria do Instituto Federal de Brasília (IFB) divulgou relatório anual com estatísticas das manifestações encaminhadas para o setor no ano de 2013. Foram analisadas 817 manifestações, dentre elogios, sugestões, reclamações, denúncias e informações diversas.

Verifica-se, pelos dados apontados no relatório, um acréscimo no número de todos os tipos de manifestações. Enquanto no ano de 2012 foram registradas 46 reclamações, em 2013, este número aumentou para 377. Também verifica-se o aumento das ocorrências de elogios, sugestões e pedidos de informações.

De acordo com a Ouvidoria, o crescimento no registro de reclamações não representa, necessariamente, uma piora dos serviços prestados pela instituição. Deve-se levar em consideração que, em 2012, a ouvidoria começa a acolher demandas a partir de setembro, enquanto que em 2013 são recebidas manifestações ao longo de todo o ano. O aumento no número de registros é um dado muito positivo, pois também mostra que o canal está sendo cada vez mais disseminado e efetivamente utilizado como meio de expressão de manifestações.

A Ouvidoria é o canal de comunicação mais adequado para o recebimento de elogios, sugestões, reclamações e denúncias. As manifestações são encaminhadas para os setores responsáveis. Após levantamento, análise e apuração da queixa ou sugestão, o órgão, atuando como mediador, leva soluções e respostas para os registros. Qualquer cidadão, na qualidade de aluno, professor, técnico ou comunidade pode utilizar o canal.

O usuário pode utilizar vários meios de contato com a Ouvidoria: pessoalmente (sala 312, do prédio da Reitoria, situado na SGAN 610, L2 Norte), pelo telefone: (61) 2103-2106, por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por meio do formulário online “fale conosco”.

Durante o biênio 2014/2015, a Ouvidoria estará sob a responsabilidade da professora Dra. Cleide Lemes da Silva Cruz, escolhida por votação, em dezembro de 2013, pelo Conselho Superior do IFB.

Acesse aqui o relatório.