Auditório lotado marca abertura do III Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva
Com o auditório do Campus Brasília completamente lotado, foi realizada, na noite desta segunda-feira, 25 de agosto, a abertura oficial do III Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).
A mesa de abertura foi composta pelo reitor do IFB, Wilson Conciani, do pró-reitor de Extensão, Giano Copetti, da coordenadora-geral de Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino, Suzana Brainer, e do assessor da Secretaria Nacional de Promoção dos Diretos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Fernando Antônio Ribeiro.
O evento foi aberto com a leitura da Carta de Brasília II – documento produzido, em agosto de 2013, pelos participantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) Inclusiva.
Homenagens e debates
Um dos pontos de destaques da abertura foi uma homenagem às pessoas e instituições parceiras, que receberam o “Diploma do Mérito Inclusivo na EPCT”.
Como debate da primeira noite, foi realizado um painel indutivo de abertura, com o tema “A dor e a delícia de ser um servidor com Necessidade Específica na Rede Federal de EPCT”, com a presença de servidores de institutos federais das cinco regiões do país e mediada pelo reitor do IFB, Wilson Conciani.
A solenidade foi encerrada com a apresentação musical da .
Mais debates
Na manhã desta terça-feira, 26, o Fórum continuou no auditório do Campus Brasília, com a palestra preferida por Gustavo Estevão, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O palestrante abordou, em sua palestra, a individualidade humana e temas como exclusão social por meio da educação.
Gustavo destacou que, segundo a Constituição, o objetivo central da educação é formar cidadãos, e posteriormente a capacitação. “Acima de tudo temos que fazer uma socialização. Não podemos aceitar um apartheid na educação”, explica o professor.
“Deficiência está nos ambientes, nas escadas, nos espaços que não tem acessibilidade, a sociedade é deficiente e não as pessoas. Estas possuem necessidades específicas, que todo mundo tem”, explicou.
Ainda pela manhã ocorreram outros debates e foi dado seguimento para a metodologia de trabalho do Fórum, que visa avaliar e melhorar a Rede, visando construir um documento unificando políticas voltadas para inclusão da Rede Federal EPCT.
O Fórum
O III Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva acontece até a próxima quinta-feira, 28 de agosto. A programação conta com atrações culturais, debates, mesas-redondas, oficinas, painéis e exibição de filmes relacionados a temática.
A edição de 2014 traz como tema “A Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva: uma avaliação para corrigir os rumos”. O Fórum é uma organização da Coordenação de Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Extensão do IFB.
Acesse a programação do evento nos links abaixo:
Programação completa do evento
Redes Sociais