Página inicial > Reitoria > Auditório lotado marca abertura do III Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva

Criado: Terça, 26 de Agosto de 2014, 14h17 | Publicado: Terça, 26 de Agosto de 2014, 14h17 | Última atualização em Terça, 26 de Agosto de 2014, 15h01 | Acessos: 1509

Com o auditório do Campus Brasília completamente lotado, foi realizada, na noite desta segunda-feira, 25 de agosto, a abertura oficial do III Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).

A mesa de abertura foi composta pelo reitor do IFB, Wilson Conciani, do pró-reitor de Extensão, Giano Copetti, da coordenadora-geral de Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino, Suzana Brainer, e do assessor da Secretaria Nacional de Promoção dos Diretos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Fernando Antônio Ribeiro.

O evento foi aberto com a leitura da Carta de Brasília II – documento produzido, em agosto de 2013, pelos participantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) Inclusiva.

Homenagens e debates

Um dos pontos de destaques da abertura foi uma homenagem às pessoas e instituições parceiras, que receberam o “Diploma do Mérito Inclusivo na EPCT”.

Como debate da primeira noite, foi realizado um painel indutivo de abertura, com o tema “A dor e a delícia de ser um servidor com Necessidade Específica na Rede Federal de EPCT”, com a presença de servidores de institutos federais das cinco regiões do país e mediada pelo reitor do IFB, Wilson Conciani.

A solenidade foi encerrada com a apresentação musical da A Cantora pernambucana Marília Mendonça foi uma das homenageadas com o Diploma do Mérito Inclusivo na EPCT..

Mais debates

Na manhã desta terça-feira, 26, o Fórum continuou no auditório do Campus Brasília, com a palestra preferida por Gustavo Estevão, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O palestrante abordou, em sua palestra, a individualidade humana e temas como exclusão social por meio da educação.

Gustavo destacou que, segundo a Constituição, o objetivo central da educação é formar cidadãos, e posteriormente a capacitação. “Acima de tudo temos que fazer uma socialização. Não podemos aceitar um apartheid na educação”, explica o professor.

“Deficiência está nos ambientes, nas escadas, nos espaços que não tem acessibilidade, a sociedade é deficiente e não as pessoas. Estas possuem necessidades específicas, que todo mundo tem”, explicou.

Ainda pela manhã ocorreram outros debates e foi dado seguimento para a metodologia de trabalho do Fórum, que visa avaliar e melhorar a Rede, visando construir um documento unificando políticas voltadas para inclusão da Rede Federal EPCT.

O Fórum

O III Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva acontece até a próxima quinta-feira, 28 de agosto. A programação conta com atrações culturais, debates, mesas-redondas, oficinas, painéis e exibição de filmes relacionados a temática.

A edição de 2014 traz como tema “A Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva: uma avaliação para corrigir os rumos”. O Fórum é uma organização da Coordenação de Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Extensão do IFB.

Acesse a programação do evento nos links abaixo:

Programação completa do evento

Relação dos trabalhos aceitos