Página inicial > Samambaia > Container estilizado é novo Espaço de Empreendedorismo do IFB

Container estilizado é novo Espaço de Empreendedorismo do IFB

Criado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 11h34 | Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 11h34 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 14h58 | Acessos: 748
imagem sem descrição.

Nesta sexta-feira, 10 de junho, o Instituto Federal de Brasília (IFB) inaugurou, em um container, o "Espaço de Empreendedorismo - Empresa Júnior", no IFB Campus Samambaia.

O espaço tem um projeto sustentável e colaborativo, onde os estudantes do IFB, futuros empreendedores no Distrito Federal, poderão desenvolver seus projetos e aplicar de forma prática a teoria aprendida em sala de aula.

A primeira empresa júnior a ocupar o container é a "Tabê Design", que trabalha com projetos de criação e soluções em design. Sob a supervisão da professora Paula Schempler, a empresa júnior já foi responsável pelo design do “Espaço Interativo do Idoso”, inaugurado ontem no IFB Campus Ceilândia, e pelo espaço do Cinema Urbana no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

O presidente da Tabê, Rochy Borges, e estudante do curso superior de Tecnologia de Design de Produtos, conta que atualmente a empresa está trabalhando em um projeto com a Kaayubá Meliponicultura, em um estande para feiras onde a empresa vai expor seus produtos.

“Estamos em fase de pesquisa e produção do estande, das carteiras e do espaço em si onde serão expostos os produtos deles, sempre com a preocupação de retratar os princípios do cliente, que nesse caso, tem a sustentabilidade como ponto forte”, explica Rochy.

Container

O container que abriga "Espaço de Empreendedorismo - Empresa Júnior" também foi desenvolvido por estudantes do IFB Campus Samambaia, por meio do projeto “IFactory”.

A professora Paula Schempler, que também coordena o projeto, destaca a agilidade, rapidez e sustentabilidade de todo o processo, uma vez que o container já chega praticamente pronto ao campus.

“É importante destacar também que estudantes do IFactory participaram de todo o desenvolvimento do projeto, desde o conceito do espaço, quando o container chega cru, até a disposição de moveis, abertura de portas e janelas, pintura e área externa de acesso”, destaca.

Inauguração

A atividade de inauguração do novo espaço contou com a presença da reitora do IFB, Luciana Massukado, da deputada federal, Paula Belmonte, de vários gestores do IFB, além da comunidade estudantil.

“A Tabe é a mais recente Empresa Júnior do IFB e já está com vários projetos em andamento. Da mesma forma, esperamos que outras iniciativas ocupam este espaço, que é um plus a mais de incentivo para que dentro do próprio ambiente escolar nossos estudantes possam ter sua prática profissional”, explicou a reitora.

A deputada, que foi responsável pela indicação da emenda parlamentar que financiou o projeto, destacou, em sua fala, o trabalho desenvolvido pelos Institutos Federais.

“Toda vez que eu faço indicações de emendas para o IFB eu fico muito feliz, pois a gente vê os resultados, a gente vê a prosperidades desses jovens e a oportunidade deles de saírem daqui com essa experiência. Então eu me sinto honrada de estar aqui e falar para eles que o empreendedorismo é um verdadeiro divisor de aguas na vida de uma pessoa”, destacou a deputada.

O diretor substituto do IFB Campus Samambaia, Fernando Castro, comemorou a inauguração do novo espaço para a comunidade estudantil.

“Esse espaço é importante não só para os estudantes de design, mas também para o curso de engenharia e para a comunidade IFB Campus Samambaia como um todo. Um espaço abre o diálogo com as empresas e será núcleo das assessorias pelas empresas júnior”, finaliza.

Espaço de Empreendedorismo - Empresa Júnior

"Tabê Design"

Conheça e siga a @tabe.design nas redes sociais

E confira as fotos do evento no Flickr ifbrasília: https://flic.kr/s/aHBqjzTMwb