Página inicial > São Sebastião > São Sebastião: região administrativa completa 28 anos

São Sebastião: região administrativa completa 28 anos

Criado: Sexta, 25 de Junho de 2021, 16h38 | Publicado: Sexta, 25 de Junho de 2021, 16h38 | Última atualização em Segunda, 28 de Junho de 2021, 16h23 | Acessos: 761

Nesta sexta-feira, 25 de junho, a Região Administrativa (RA) de São Sebastião comemora 28 anos. Há 10 anos, a RA acolhe um campus do Instituto Federal de Brasília (IFB), única instituição pública federal de ensino na região.

O IFB Campus São Sebastião iniciou suas atividades em agosto de 2011. Até 2015, a unidade funcionou no Centro Ensino Fundamental (CEF) Miguel Arcanjo, devido a uma parceria entre o IFB e a Secretaria de Educação (SEEDF).

A instituição oferta cursos que atendem desde formação de professores, secretários escolares e monitores infantis para o setor educacional até capacitações focadas no empreendedorismo. Para o diretor-geral substituto, Francisco de Assis Martins, o campus tem forte impacto na geração de renda nas áreas urbanas e rurais de São Sebastião.

Desde a inauguração do campus, cerca de 6.900 alunos passaram pelo IFB e 2.757 se formaram. Dentre os destaques que a instituição conquistou nos últimos 10 anos, Francisco destaca a implantação dos prédios do IFB Campus São Sebastião, em 2015, e o foco em projetos de extensão voltados para populações vulneráveis.

“Nos tornamos referência regional de qualidade do ensino e agora, com o CFT (Centro de Formação Tecnológica), buscamos aprimorar a oferta de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de vocação do campus com o desenvolvimento de tecnologias sociais, educacionais e ambientais”, reforça.

Conheça os cursos ofertados

A unidade do IFB em São Sebastião oferece cursos técnicos, graduações, cursos a distância e de formação inicial e continuada. Para estudantes que terminam o ensino médio, há a oferta de Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Secretariado e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais.

Quem deseja estudar integralmente o ensino médio com um técnico subsequente há as opções: Técnico em Administração, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais e Técnico em Secretariado.

Há também cursos técnicos gratuitos para jovens e adultos e  cursos rápidos (formação inicial e continuada).

Para aqueles que buscam um ensino superior, o O IFB Campus São Sebastião oferece as seguintes graduações: Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Secretariado.

Segundo o diretor-geral substituto, Francisco de Assis, o campus se tornou referência na área de secretariado. A instituição tem parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) e o Comitê de Secretariado Executivo do Distrito Federal (COMSECDF). Além disso, todos os anos os estudantes têm a oportunidade de trocar experiências por meio de um evento regional. “Realizamos anualmente o Seminário Regional de Secretariado, que reúne profissionais e acadêmicos da área para debaterem temáticas relacionadas ao fazer secretarial”, explica.

Campus é pioneiro em curso

O curso de Desenvolvimento de Sistemas Educacionais ofertado na modalidade integrada e subsequente ao Ensino Médio é uma oferta pioneira – de acordo com o diretor-geral em exercício. "Não existe outro curso similar no Brasil e quem escolhe essa opção estará apto a desenvolver produtos tecnológicos para o setor da educação", contou.

Além disso, o IFB Campus São Sebastião também tem em andamento projetos de empreendedorismo, como a rede de pré-incubadoras Cocreation Lab Ipê Amarelo e a expansão do LudoIF,  que engloba ensino, pesquisa e extensão. Este último é um laboratório didático do curso de Licenciatura em Pedagogia para execução de práticas pedagógicas voltadas à relação da criança com a educação. O projeto faz atendimento regular às crianças, principalmente filhos das estudantes.

O IFB Campus São Sebastião tem ainda uma forte relação com a comunidade agrícola da região onde está inserido. Além do Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA), oferta cursos específicos para mulheres rurais e com várias parcerias abrigava no pátio do campus, antes da pandemia, o projeto Quitanda IFB (feira de agricultores familiares da região).

“Em nome da equipe de profissionais do IFB Campus São Sebastião, expressamos a nossa gratidão a quem confiou a nós a partilha de uma parte significativa de sua trajetória de vida. Nossas ações buscam estar en sintonia com os anseios e as necessidades da comunidade. E, em reconhecimento a vocês – estudantes e membros da comunidade – que lutam diariamente ao nosso lado por um futuro melhor  expressamos a nossa gratidão e o nosso muito obrigado!”, finaliza.

Quer conhecer mais sobre a atuação do campus no dia a dia? Acesse: https://www.ifb.edu.br/saosebastiao