Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > uncategorised > Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação

Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação

Criado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 16h40 | Publicado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 17h07 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2024, 11h02 | Acessos: 14515

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, diretamente ligada ao Gabinete da Reitoria elevando sua relevância nas decisões estratégicas, é órgão de assessoria da alta gestão da instituição. Tal posicionamento atende tanto às recomendações dos órgãos centrais de gestão de TIC quanto aos órgãos de controle, o qual recomenda que a área de TIC seja alocada, dentro da estrutura organizacional, com posicionamento hierárquico que garanta a compatibilidade com a importância das funções desempenhadas pelo setor.

Atualmente, a DTIC é composta por 20 colaboradores entre analistas, tecnólogos e técnicos. Tem como principal função gerenciar todas as atividades e a equipe, de maneira a auxiliar no alcance dos Indicadores definidos pela organização no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), priorizadas pelo Comitê de Governança Digital (CGD).

Equipes

A DTIC é composta por três subsetores  – uma equipe de governança e duas coordenações – cada um com quadro de servidores exclusivos e atribuições próprias.

Coordenadoria de Sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTIC)  –   composta por sete analistas e a coordenadora. A coordenação tem como principal atribuição controlar e supervisionar as atividades de desenvolvimento e manutenção de sistemas dentro do IFB.

Coordenadoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (CITIC) –  Composta por dois tecnólogos, por três técnicos de TI e o coordenador. Coordenar, controlar e supervisionar as atividades de administração da infraestrutura de TIC do IFB são as principais atribuições desta unidade.

Equipe de Governança de TIC – composta por quatro analistas, um tecnólogo e o diretor. A governança de TIC tem as seguintes atribuições: buscar alinhamento da TIC com as áreas de negócios, auxiliar na preparação de documentações técnicas sobre contratações de serviços ou aquisições de recursos tecnológicos, fazer uso de modelos de melhores práticas gerenciais e de ferramentas aplicáveis em Gestão de TIC.

TIC nos campi

A DTIC presta consultoria e apoio direto aos técnicos de TI, responsáveis pelo suporte local dos 10 campi distribuídos nas regiões administrativas do Distrito Federal, que integram IFB com autonomia administrativa e financeira.

Em que acreditamos

Missão
Prover e integrar soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações, apoiando o IFB na execução da sua atividade de ensino, pesquisa e extensão.

Visão
Ser considerada área de excelência no oferecimento de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações.

⦁ Eficiência Operacional;
⦁ Inovação;
⦁ Otimização do uso dos recursos públicos.

Objetivos Estratégicos:
⦁ apoiar a gestão sistêmica no IFB;
⦁ entregar produtos e serviços que gerem valor ao IFB e à sociedade;
⦁ fomentar o uso da Tecnologia da Informação e a inovação;
⦁ fomentar a Transformação Digital no IFB;
⦁ aprimorar a Governança de Tecnologia da Informação;
⦁ prover a infraestrutura de TIC, a conectividade e a segurança da informação e
comunicação;
⦁ aperfeiçoar a implantação e desenvolvimento de sistemas;
⦁ integrar e interoperar os sistemas de informação e a infraestrutura de dados locais
e governamentais;
⦁ aumentar a efetividade dos serviços de TIC;
⦁ fortalecer a gestão de pessoas de TIC e incentivar a difusão do conhecimento; e,
⦁ aprimorar a execução orçamentária de TIC.

Publicações

Portaria nº 15/2024 - Estabelece as normas e procedimentos técnicos para o backup e restauração de arquivos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB.

Portaria nº 7/2023 -  Aprova a Revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC) 2021-2023

• ANEXO I – Resultado do PDTIC 2019-2020
  • ANEXO II – Inventário de Necessidades
  • Parte A – Equipamentos e Serviços
  • Parte B – Desenvolvimento de Sistemas
  • Parte C – Aquisição de Softwares/Aplicativos
  • ANEXO III – Portfólio de Programas
  • ANEXO IV – Plano de Gestão de Riscos

Portaria nº 8/2021 -  estabelece as normas de uso dos serviços de impressão no âmbito do IFB

Portaria nº 15/2021 - RIFB/IFBRASÍLIA, DE 5 de novembro de 2021 - aprova o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) no âmbito do IFB.

Portaria Normativa nº 2/2020 - RIFB/IFB, de 3 de fevereiro de 2020 - que estabelece a Política de Segurança da Informação e Comunicação - POSIC no IFB juntamente com seus anexos.

Portaria Normativa nº. 3/2020 - RIFB/IFB, de 3 de fevereiro de 2020 - que dispõe sobre as contratações de bens e/ou serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação no IFB.

Portaria Normativa nº 4/2020  - que publica o Catálogo de Serviços de TIC.

Portaria Normativa nº. 11/2020 - RIFB/IFB, de 12 de agosto de 2020que altera a portaria n.º 02, de 02 de maio de 2016, que dispõe sobre o Regimento Interno de Governança Digital, no âmbito do Instituto Federal de Brasília - IFB.

Tutoriais

Dúvidas, sugestões e elogios?

registrado em: