Steam Power for Girls finaliza com apresentação de projetos
No sábado, dia 5 de dezembro, aconteceu a cerimônia de apresentação dos projetos desenvolvidos pelo Steam Power for Girls, um programa realizado em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e o Instituto Glória, sobre liderança e empoderamento de meninas por meio da educação, inovação e criatividade.
Ao longo de 10 meses, cem meninas matriculadas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos dez campi do Instituto Federal de Brasília (IFB) desenvolveram propostas a partir de ideias inovadoras de impacto social para ajudar a melhorar suas comunidades.
Os projetos foram apresentados e avaliados a um grupo de jurados. Todos receberam sugestões de melhorias, e as meninas puderam contar com dicas dos profissionais para que as ideias saiam do papel e cheguem ao mercado.
Nas palavras da reitora do IFB, Luciana Massukado, o Programa Steam Power for Girls superou as expectativas da Embaixada dos EUA. “Todos os projetos e todas as meninas foram muito elogiadas pelo seu desempenho e pela qualidade do produto final. Para nós, esse é um reconhecimento público do trabalho desenvolvido no IFB, que visa à formação integral do estudante e estimula o seu protagonismo. Temos uma equipe fantástica e comprometida de professoras que incentivaram, cobraram, apoiaram, ouviram, discutiram para que as meninas concluíssem com êxito esse longo percurso. Independente da formação, todas saem vitoriosas e estão mais preparadas para assumir novos desafios”, destaca a reitora.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFB acompanhou, de perto, todo o desenvolvimento e a evolução dos projetos. Em função da qualidade e do engajamento das meninas, o IFB publicou um edital Fábrica de Ideias Inovadoras (FABIN) Edição Steam Power for Girls para viabilizar a continuidade das propostas.
Dez projetos serão aperfeiçoados neste ano de 2021: MoPaix; NEOLEITE; Desencarcerando o Tabu; Biorisqui – Projeto de Reciclagem de Materiais de Escrita; IntegrArt – Apoio aos Idosos por meio das Artes; Circulium – dispositivo discreto que ajuda as mulheres em situação de perigo; Projeto Nise; Sol & Chuva compostagem; Expandindo conhecimento e diminuindo estatísticas; e Elas Pedem Voz.
Confira abaixo os resultados da premiação:
Categoria individual formação: meninas STEAM com maior quantidade de cursos Udemy feitos ao longo de 2020.
· Joyce Soares Ramos (Campus Samambaia)
· Fernanda Lima Freire (Campus Brasília)
· Graziella Silva Viana Doche (Campus Gama)
Categoria individual engajamento: meninas STEAM com maior engajamento, atitude positiva, mais participativa na visão dos mentores e professoras.
· Clarissa Souza da Silva (Campus Riacho Fundo)
· Karem Carneiro dos Reis (Campus Gama)
· Sara Lima Gaspar (Campus Brasília)
· Graziella Silva Viana Doche (Campus Gama)
Premiação Coletiva
· 1º Lugar: projeto NEOLEITE (orientadora – Profª Rafaela Prado – Campus Gama)
· 2º Lugar: projeto MoPaix (orientadora – Profª Rafaela Prado – Campus Gama)
· 3º Lugar: projeto Cartas para Elas (orientadora – Profª Ana Clara Gonçalves Dourado – Campus Recanto das Emas)
Redes Sociais