IFB nas redes: conheça a página oficial do LinkedIn
Assim como vários serviços e produtos impressos, o tradicional currículo também migrou para o meio on-line de maneira interativa. Ainda existe a versão em papel, porém as pessoas podem buscar um emprego, se conectar com colegas de equipe e compartilhar experiências profissionais em um só lugar: o LinkedIn. Agora, o Instituto Federal de Brasília (IFB) também faz parte da maior rede profissional do mundo com uma conta oficial.
Segundo a diretora de Comunicação Social do IFB, Sandra Maria Branchine, a iniciativa da página institucional surgiu pela demanda de estudantes e servidores para que pudessem manter o vínculo com o IFB. Na rede social, é possível montar o perfil em seções: formação acadêmica, experiência profissional, habilidades e competências, além de adicionar um pequeno texto de apresentação, muito comum em currículos também.
Da mesma maneira que outras redes sociais, o LinkedIn possui a famosa linha do tempo com as publicações de páginas que o usuário segue ou dos colegas e amigos: as conexões. Existe também a possibilidade de comentar, compartilhar, curtir as postagens e até mesmo escrever artigos, como uma espécie de blog pessoal.
Atualmente, a rede social tem mais de 575 milhões de usuários, sendo que 51 milhões são do Brasil. O país ocupa a posição de quarta maior rede do mundo e fica atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China. Segundo o relatório Digital 2021, feito pelas agências estrangeiras de mídias We Are Social e Hootsuite, o LinkedIn é a sexta rede mais usada pelos brasileiros. No topo, estão Facebook, WhatsApp, YouTube, Instagram e Facebook Messenger.
Possibilidade de conexão
A rede social funciona também como uma grande rede de contatos, o famoso networking, além da possibilidade das candidaturas de vagas direto na plataforma. Foi em busca de interatividade com os profissionais da área de tecnologia que Danilo Rocha, 25 anos, criou uma conta em novembro de 2021.
Por iniciativa do irmão gêmeo, o estudante do 4º semestre de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFB Campus Brasília começou a acompanhar os conteúdos e, hoje, acessa sua conta uma vez por dia para se manter atualizado. “Como sou entusiasta da área de QA (Quality Assurance), as minhas conexões são voltadas para pessoas que compartilham esse conteúdo. Porém, também acompanho notícias, eventos e cursos de instituições educacionais e empresariais”, conta.
O estudante acredita que o LinkedIn se diferencia de qualquer outra rede por um motivo: “ela permite que você crie uma marca profissional on-line que pode ajudar a abrir portas”. Para Sandra Branchine, o LinkedIn é uma vitrine de oportunidades de estágio e emprego para os estudantes do IFB. “O Instituto Federal de Brasília, por sua missão na formação cidadã e de futuros profissionais, precisa impulsionar e atrair o interesse de empreendedores e empregadores”, destaca.
A diretora também reforça o papel do IFB de ser uma instituição de ensino, pesquisa e inovação. Diversos projetos de iniciação científica e até mesmo empreendedorismo podem atender às necessidades da população. Nesse contexto, o LinkedIn é uma ferramenta para atingir outros públicos. Manter um perfil ativo com a divulgação de experiências, cursos e concursos “beneficia a instituição e seu servidor, em uma constante busca de parcerias e disseminação da ciência dentro e fora do Distrito Federal”.
Em conformidade com a Política de Comunicação do IFB, aprovada recentemente pelo Conselho Superior da instituição, a Dicom fica responsável por implementar e atualizar mais um canal de compartilhamento de informações e interação com grupos de interesse. Vale ressaltar que a página está em transição de empresa para instituição de ensino para que os estudantes possam adicionar o IFB na seção "Formação Acadêmica". Conhece nossas outras redes sociais? Fique ligado(a)!
LinkedIn: www.linkedin.com/company/
Instagram: instagram.com/ifbrasilia/
Facebook: www.facebook.com/IFBrasilia
Twitter: https://twitter.com/
Redes Sociais