Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > IFB divulga Edital do programa de intercâmbio do Community College Initiative 2023/24, nos EUA

Criado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 13h32 | Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 13h32 | Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 13h52 | Acessos: 2486

O Instituto Federal de Brasília, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, torna público o Edital 26/2022 - RIFB/IFBRASILIA, referente à chamada para pré-seleção para candidaturas de estudantes de graduação do IFB para participarem do Community College Initiative (CCI) Program 2023/24.

Serão pré-selecionados 2 estudantes de qualquer um dos cursos superiores do IFB para concorrer às vagas do programa destinadas aos estudantes brasileiros.

O programa oferece bolsas de estudo em Faculdades Comunitárias (Community Colleges) americanas pelo período de 01 (um) ano acadêmico nos EUA para estudantes de vários países, com previsão de início em julho de 2023 e retorno em maio de 2024.

Pré-requisitos para inscrição:

• Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter idade mínima de 18 anos até junho de 2023;
  • Ser estudante regularmente matriculado em qualquer um dos cursos superiores do IFB, preferencialmente, que tenha afinidade com uma das áreas de concentração mencionadas no Anexo I deste edital;
  • Ter integralizado, no momento da inscrição, pelo menos um período do curso;
  • Não estar no último período do seu curso no IFB;
  • Apresentar rendimento acadêmico mínimo de 70% no curso atual do IFB, conforme histórico escolar atualizado;
  • Comprovar proficiência mínima B1 (CEFR) na língua inglesa, conforme pontuação mínima mencionada no item 7.1.3 do edital;
  • Ter frequência mínima exigida no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso em que está matriculado;
  • Se tiver reprovação em disciplina, comprovar, no momento da sua candidatura, que elas já foram cursadas com êxito;
  • Não possuir processo disciplinar instaurado e ainda em aberto no IFB, conforme a ODP (Organização Didática Pedagógica); e
  • Não ter sido bolsista de qualquer outro programa de mobilidade internacional do IFB.

Público alvo: estudantes de graduação do IFB.

Período de inscrição: de 21/12/2022 a 08/01/2023.

Inscrições em:  https://forms.gle/nRZe5GSHN5rFtATz7

Maiores informações:  Edital 26/2022 - RIFB/IFBRASILIA

Sobre os exames de proficiência: Lembramos a todos(as) sobre a parceria recém estabelecida entre o IFB e a British Council EnglishScore para realização de testes e certificados de proficiência

Sobre o CCI Program no IFB: Na edição 2022/23 do CCI Program, o estudante do curso de Licenciatura Letras-Inglês do IFB Campus Riacho Fundo, Félix Albert Ruiz Damasceno participou do edital de pré-seleção realizado pelo IFB e atualmente está participando do programa de mobilidade acadêmica internacional por um ano no Northampton Community College, localizado em Bethlehem, Pensilvânia, Estados Unidos. “Está sendo maravilhoso para a minha formação acadêmica, profissional e pessoal. Sinto que estou aprendendo muito e que estarei melhor preparado para ser um professor”, diz Félix.

Para ter acesso às fichas informativas de cada uma das áreas de concentração do programa, clique nos links a seguir:

registrado em: