Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Enade 2024 – Cronograma começa nesta segunda, 2 de setembro

Enade 2024 – Cronograma começa nesta segunda, 2 de setembro

Criado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 09h11 | Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 09h11 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2024, 11h50 | Acessos: 243
imagem sem descrição.

A partir desta segunda-feira, 2 de setembro, estudantes concluintes selecionados para realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 já podem acessar o sistema do exame para realizar o preenchimento do cadastro e do questionário. Vale lembrar que essa etapa é obrigatória para os estudantes concluintes dos cursos selecionados e deve ser realizada até o dia 23 de novembro.

Cursos do IFB selecionados para participar do ENADE 2024

Licenciatura em Biologia (CPLA)

Licenciatura em Computação (CTAG)

Licenciatura em Física (CTAG)

Licenciatura em Geografia (CRFI)

Licenciatura em Letras-Inglês (CRIF)

Licenciatura em Letras-Inglês (UaB)

Licenciatura em Letras-Português (CSSB)

Licenciatura em Letras-Português — 2ª Licenciatura (CCEI)

Licenciatura em Matemática (CEST)

Licenciatura em Matemática (UaB)

Licenciatura em Pedagogia (CSSB)

Licenciatura em Química (CGAM)

Informações sobre o Exame

Dividido em duas etapas, o exame neste ano tem como foco a avaliação das competências docentes e habilidades práticas desenvolvidas nos estágios supervisionados obrigatórios. Para isso, as provas serão compostas por avaliação teórica e prática. As inscrições para participar são feitas pelos coordenadores dos cursos do IFB, mas há várias etapas de responsabilidade dos alunos; por isso, é fundamental a leitura do edital, divulgado pelo Inep em julho deste ano.

Avaliação teórica

A avaliação teórica terá uma parte de formação geral docente, composta por 27 questões de múltipla escolha e comum a todos os cursos. A outra é de componente específico, próprio de cada área, com 37 questões, sendo uma delas discursiva. Participam os concluintes, quem tenha integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e não tenha colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025.

As inscrições dos estudantes para a avaliação teórica, a serem realizadas em 24 de novembro de 2024, são feitas pelos coordenadores dos cursos. Os concluintes, além de participar da prova, devem preencher obrigatoriamente o Cadastro de Informações Pessoais e o Questionário do Estudante, dentro dos prazos do Edital. É por meio do Sistema Enade que o estudante realiza as ações que são de sua responsabilidade.

Avaliação prática

A avaliação prática será durante a realização do estágio supervisionado obrigatório nas escolas da educação básica, com foco no período em que o estudante assume a regência de classe. As inscrições para essa avaliação são feitas pelos coordenadores de curso e ocorrem em dois períodos: de 16 de setembro a 15 de novembro para os estágios previstos para o semestre 2024/02, e de 3 de fevereiro a 4 de abril de 2025 para os estágios realizados em 2025/01.

Os estudantes inscritos na avaliação prática também precisam responder ao questionário do estudante de 2 de setembro até 24 de novembro — para os inscritos para 2024/02. Já para os de 2025/01, estará aberto para preenchimento de 3 de fevereiro a 31 de maio de 2025.

Para saber mais sobre o Enade 2024, acesse aqui.

*Com informações de ASCOM IFAL, IFSertãoPE e IFRS

registrado em: