Página inicial > Espaço do/a Servidor/a > Notícias > Projeto Dicas Pedagógicas ganha terceira temporada

Projeto Dicas Pedagógicas ganha terceira temporada

Criado: Terça, 14 de Março de 2023, 13h16 | Publicado: Terça, 14 de Março de 2023, 13h16 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 15h47 | Acessos: 475
imagem sem descrição.

Após a publicação das “Dicas Pedagógicas” 1ª e 2ª temporadas, o Instituto Federal de Brasília (IFB) lança a 3ª temporada da série, intitulada “Inclusão, Permanência e Êxito”, com mais conteúdos que visam facilitar a mediação pedagógica necessária à adequação/adaptação curricular.

O projeto tem o intuito de fortalecer a prática pedagógica dos docentes, apontando dicas de como tornar mais eficazes as estratégias pedagógicas para a adequação/adaptação curricular, no sentido de fortalecer a aprendizagem e o processo de adequação pedagógica realizada pelo professor para alcançar o estudante deficiente, promovendo a sua permanência e o seu êxito.

De acordo com a diretora de desenvolvimento de ensino, Rosa Amélia Silva, a série se constitui de dicas pontuais sobre aspectos legais relacionados à adequação e à adaptação curriculares, estratégias e recursos que podem ser explorados pelos servidores, além de trazer alguns conceitos importantes para que possamos entender melhor a adaptação curricular.

Nesta temporada, serão treze vídeos de curta duração e enviados por e-mail institucional aos servidores do Instituto. A produção é feita pela Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, pela Diretoria de Educação a Distância da Pró-Reitoria de Ensino em parceria com a Pró- Reitoria de Extensão e os Campi Brasília e Samambaia. Os vídeos também estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFB (NEaD).

Em caso de dúvidas ou se quiser entrar em contato sobre o projeto, o docente deve enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Veja os vídeos da primeira temporada.

Veja os vídeos da segunda temporada.

Veja os vídeos da terceira temporada - Dicas Pedagógicas

Dicas Pedagógicas T03.E01 - Adequação Curricular (apresentação) - 16/03/2023

Dicas Pedagógicas T03.E02 - Adequação Curricular - Aspectos legais - 17/03/2023

Dicas Pedagógicas T03.E03 - Lei 13146 e suas definições sobre adequação curricular - 20/03/2023