Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Estude no IFB > Notícias > Proeja IFB: a chance de terminar os estudos e qualificar-se profissionalmente
Início do conteúdo da página

Proeja IFB: a chance de terminar os estudos e qualificar-se profissionalmente

Criado: Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 13h31 | Publicado: Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 13h31 | Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 13h31 | Acessos: 3043

Ter de abandonar os estudos para ajudar no sustento de casa é uma história que se repete pelo Brasil. É o que revela a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios 2022 (PNAD), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com o estudo, cerca de 18% dos jovens de 14 a 29 anos não completaram o ensino médio. O número representa quase 52 milhões de pessoas — maior que as populações de São Paulo e Santa Catarina somadas. 

No caso das mulheres, a gravidez é outro motivo apontado por quem parou de estudar. A maternidade aumenta as responsabilidades e os desafios. As mães sacrificam justamente aquilo que poderia dar um futuro melhor para elas e seus filhos. 

“Eu fui mãe na adolescência e tive que interromper o ensino médio para poder ir trabalhar”, relembra Thaís Moreira, estudante do curso Proeja do Instituto Federal de Brasília (IFB). A história da jovem é uma, mas não é única.  

Entre todas as mulheres que abandonaram a escola, 13% dizem que essa decisão foi tomada pelo nascimento de uma criança. “O IFB foi a oportunidade de retomar meus estudos”, comemora. 

Durante três anos, Thaís revezou-se entre os cuidados ao bebê e os estudos do curso de Áudio e Vídeo no IFB Campus Recanto das Emas. O curso veio ao encontro do amor da jovem — fotografia e audiovisual —, em que já tinha experiência, mas sem certificação. 

“Essa questão do ensino médio integrado ao curso técnico eu vejo uma importância extrema para uma pessoa que está recomeçando, querendo adentrar no mundo do trabalho”, conta entusiasmada sobre o Proeja do IFB. 

 

Outros casos de sucesso

Estudante do Proeja do IFB é premiada -  Com a “Mulher Pequi”, Edinar Valeriano Gomes recebeu o primeiro lugar na categoria “Artesão”, na 3ª edição do Prêmio Brasília de Artesanato, organizado pelo Sebrae. Apesar de ter uma longa trajetória como artesã, Edinar decidiu inscrever-se no Proeja do IFB Campus Taguatinga para aprimorar sua habilidade. 

De motorista de ônibus a cinegrafista - Essa foi a jornada de Carlos Roberto Siqueira, que precisou interromper os estudos aos 17 anos. Depois de 33 anos surgiu uma chance de mudar de vida no IFB Recanto das Emas.

O IFB oferece, além do diploma do ensino médio e técnico, oportunidades de extensão, que vão além da sala de aula. Foi assim que Nathanael dos Santos Lopes ganhou uma bolsa na graduação de Direito. Desde 2023 o estudante escreve sua própria história no IDP, onde foi selecionado entre milhares de alunos da rede pública. 

Nessa esteira, a aluna do curso Técnico em Edificações Maria da Conceição Ferreira de Sousa, 48 anos, apresentou um projeto sobre estêncil, sua aplicação e tinta de terra. A apresentação ocorreu no Jornada Acadêmica, evento que pretende colocar na prática os aprendizados da sala de aula.

Inscrições abertas

Se assim como Thaís, Edinar, Carlos, Nathanael e Maria você quer terminar seus estudos, o IFB está com inscrições abertas para o Proeja. São mais de 250 vagas destinadas a pessoas com mais de 18 anos que só concluíram o ensino fundamental. 

No IFB, além do diploma do ensino médio, o estudante também sai com uma qualificação profissional. Também há um apoio de R$ 220,00 por mês para cada aluno e em outros programas de assistência estudantil. 

Veja a lista dos cursos 

Marketing (IFB Campus Brasília)

Meio Ambiente (IFB Campus Estrutural) 

Administração (IFB Campus Gama) 

Produção de Áudio e Vídeo (IFB Campus Recanto das Emas)

Edificações (IFB Campus Samambaia)

Secretariado (IFB São Sebastião)

Artesanato (IFB Taguatinga)

 

Clique aqui>> e saiba como se matricular.

Fim do conteúdo da página