Gazeta do Povo: Saiba como funciona a educação indígena
Superação
Shirlene Sampaio, indígena e estudante do curso de Gestão Pública no Instituto Federal de Brasília (IFB), deseja finalizar o curso e retornar à sua tribo Tukano para utilizar o conhecimento adquirido para ajudar seu povo que vive a 100 km do município de São Gabriel da Cachoeira, na fronteira entre Venezuela e Colômbia.
Segundo a estudante, não há muito interesse em ter os direitos indígenas efetivados uma vez que não há estrutura e as escolas são precárias. “Eu não tive escolha, já que na minha aldeia só tinha até a 4ª série e a Lei de Diretrizes e Bases ainda não existia. Tive que ir para o centro-oeste estudar”, conta.
Segundo a estudante, não há muito interesse em ter os direitos indígenas efetivados uma vez que não há estrutura e as escolas são precárias. “Eu não tive escolha, já que na minha aldeia só tinha até a 4ª série e a Lei de Diretrizes e Bases ainda não existia. Tive que ir para o centro-oeste estudar”, conta.
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