Página inicial > Institucional > IFB na Mídia > Reitoria Gab. > Notícias > Candangolândia e "Cidade Livre": onde tudo começou

Candangolândia e "Cidade Livre": onde tudo começou

Criado: Quinta, 12 de Março de 2015, 18h18 | Publicado: Quinta, 12 de Março de 2015, 18h18 | Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2015, 18h20 | Acessos: 3615

Foi lá, nas primeiras "cidades" de Brasília, que o reitor Wilson Conciani esteve na última terça-feira (10/03). A Candangolândia e o Núcleo Bandeirante, inicialmente conhecido como "Cidade Livre", foram os os primeiros lugares que, com uma certa organização urbana e 'jeitão' de cidade - considere que, na época (fim dos anos de 1950) tudo era muito precário se comparado com as condições de hoje -, abrigaram as primeiras pessoas - os tais candangos - responsáveis pela epopeia da construção de Brasília. Hoje ambas são referências na história da Capital e ponto obrigatório para quem quer entender um pouco mais do que foi o início de Brasília. Na Candangolândia (foto 1 - Conciani e o Administrador Regional, Roosevelt Pires) cujo espaço cedido pela Administração Regional é administrado pelo Campus Riacho Fundo I, o IFB já oferta cursos de Formação Inicial, via Pronatec. No Núcleo Bandeirante (foto 2), ao Instituto foram oferecidos espaços físicos para que possa também contribuir com a formação profissional. Entre as possibilidades mais concretas aponta-se a ampliação da oferta de vagas na Candangolândia. Neste caso, através da Educação à Distância (E-Tec) com cursos técnicos. Em se tratando do Núcleo Bandeirante, a ideia é a de que o IFB possa apresentar propostas de cursos na área de artes/cultura em pareceria com a comunidade local, através do Programa "Mais Cultura nas Universidades" (Ministério da Cultura e Ministério da Educação), cujo edital já está vigente. O Programa visa o desenvolvimento, fortalecimento e inovação da cultura e das artes. É isto: nada melhor do que voltar onde tudo começou e poder contribuir para que as pessoas possam caminhar melhor!