Produzir mais e melhor!

Criado: Terça, 28 de Abril de 2015, 18h06 | Publicado: Terça, 28 de Abril de 2015, 18h06 | Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2015, 18h07 | Acessos: 4812

A última sexta-feira (24/04) marcou a visita do Secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (SEAGRI), José Guilherme, ao IFB. Acompanhado de Alexandre Cenci, Sub-secretário de Regularização e Fiscalização Fundiária da SEAGRI, e de Moisés Marques, Diretor Extraordinário de Regularização de Imóveis Rurais da Terracap, o Secretário tratou de dois assuntos: i) a doação da área para a implantação de um campus no Programa de Assentamento Dirigido do DF, mais conhecido como PAD/DF (saída para Unaí-MG); e ii) a oferta de cursos pós-técnicos para estudantes dos cursos da área de agropecuária.

No tocante ao primeiro tema - vale lembrar que as conversações começaram ainda em 2103 -, ficou acordado que uma fração (30 mil m²) da área da COOPA-DF - cooperativa dos produtores do PAD/DF - seria destinada para o IFB. O resultado é que a COOPA-DF já "bateu o martelo" e a Terracap já oficializou a documentação. E os finalmente? Falta somente o parecer da SPU-DF, dando o ok! Ou seja, intermediar oficialmente a doação para o Instituto. Em se tratando do segundo item, a proposta é a de que estudantes que concluíram cursos na área de agropecuária possam, recebendo uma bolsa, permanecer estagiando em uma das unidades da EMATER-DF ou de instituições prestadoras de assistência técnica e extensão rural. No período de um ano o estudante participaria de ações de ATER* em uma determinada área do conhecimento (avicultura, horticultura etc), além de aulas regulares ministradas por professores e/ou técnicos da empresa rural. Ao final, o estudante considerado apto faria jus ao título de pós-técnico reconhecido pelo MEC. Muito provavelmente suas chances de acesso ao mundo do trabalho se ampliariam. Espera-se, ainda, que as instituições parcerias vejam ampliadas suas ações de assistência e que os produtores sejam melhor assistidos. Como bem disse o reitor Wilson Conciani, "acreditamos que, com todo este esforço conjunto, seja alcançada uma formação mais integral dos técnicos e uma produção mais sustentável do setor agropecuário". Na foto (esquerda para direita, a partir de Conciani): Alexandre Cenci; Moisés Marques; e José Guilherme.