Licenciatura em Letras dá asas aos sonhos
Sentir o coração cheio de esperança, mesmo em tempos tão difíceis.
“Acreditar na Educação é o que me motiva diariamente a seguir o meu sonho”, afirma Ana Rita de Souza dos Santos, estudante do IFB – Campus São Sebastião. Cursando o 5º semestre de Licenciatura em Letras, entrou no Instituto repleta de sonhos e expectativas. De acordo com Ana Rita, teve, de fato, experiências que superaram muito sua imaginação sobre o curso.
No 2º semestre iniciou a disciplina Multiletramentos, ofertada pela professora Veruska Machado, docente do Campus Taguatinga. A partir dali, conheceu várias pessoas que pensavam a educação de uma forma diferente. Participou de vários projetos ligados à educação inovadora e plural, foi professora auxiliar no projeto LabKids, pesquisadora em um projeto de Iniciação Científica pela FAP/DF, intitulado Pedagogia dos Multiletramentos, e, no terceiro semestre, começou um estágio como corretora de textos no Colégio La Salle, localizado em Águas Claras – onde trabalha atualmente.
Somada a essas experiências, atua como professora de Língua Portuguesa, Redação e Literaturas, desde agosto de 2018, no projeto Consciência, que acontece no CEF 407 de Samambaia. Ela percebe que o mercado de trabalho para os profissionais de Letras é muito amplo – que é possível trabalhar com correção, tradução e produção de textos, além de aulas particulares.
"Falar sobre ser professora me enche o coração de esperança, mesmo em tempos tão difíceis. Acreditar na Educação é o que me motiva diariamente a seguir o meu sonho. Ainda citando Paulo Freire, Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo. Essa é a minha maior expectativa como estudante de licenciatura".
Confira outras possibilidades em cursos de Licenciatura em Letras no IFB, nos demais campi: Letras – Português, Letras – Espanhol e Letras – Inglês.
* Esta matéria integra a série Professores do Futuro. Leia mais:
- Licenciaturas no IFB atraem jovens para serem professores do futuro
- Licenciatura em Computação: Saiba mais pela experiência de quem faz!
Redes Sociais