Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Conheça as políticas do IFB para a População LGBTQIA+
Início do conteúdo da página

Conheça as políticas do IFB para a População LGBTQIA+

Criado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 11h38 | Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 11h38 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 09h20 | Acessos: 577
imagem sem descrição.

Referência na Educação Inclusiva no Distrito Federal e no Brasil, o Instituto Federal de Brasília (IFB) tem como objetivo unir cultura e trabalho em um espaço acolhedor a todos. É através da Coordenação de Políticas Inclusivas (CPIN) que o IFB desenvolve políticas de inclusão de gênero, raça e diversidade, com o objetivo de promover plena integração social e eliminar a discriminação dentro e ao redor da comunidade escolar.

Uma dessas políticas é a criação dos Núcleos de Gênero e Diversidade (Nuged), que, entre outras funções, são responsáveis pela assistência e acolhimento da população LGBTQIA+ nos ambientes dos campi do Instituto Federal de Brasília. Atualmente, o Nuged já está implantado em seis dos dez campi do IFB: Brasília, Taguatinga, Recanto das Emas, Ceilândia e Samambaia. Segundo a coordenadora do CPIN, Paula Queiroz Dutra, o IFB encontra-se em momento em que caminha para a implementação integral e ampliação dos NUGED. 

“Os Nuged são pontos de acolhimento e assessoramento fundamentais para a construção de uma educação verdadeiramente cidadã. Os desafios ainda são muitos, mas acredito na formação como um processo importante… Promover mais formações sobre as temáticas de gênero e diversidade sexual é muito importante para lutar contra toda e qualquer forma de discriminação” afirma a coordadenadora.

Os Núcleos de Gênero e Diversidade (NUGED) são abertos para toda a comunidade acadêmica dos campi, unindo estudantes e servidores em um espaço de promoção ao debate e reflexão sobre questões de gênero e sexualidade. Os Nuged possuem reuniões presenciais a cada 2 semanas, em que são feitas propostas de ações que envolvem toda a comunidade, como cine-debates, rodas de conversa, palestras, concursos culturais, entre outras. Em celebração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, o IFB Campus Brasília recebeu diversos alunos para uma roda de conversa realizada no último dia 27, e o IFB Campus Ceilândia promoveu um concurso artístico para toda a comunidade escolar. 

Para Janailton, Coordenador do Nuged Campus Ceilândia, o reconhecimento das identidades dos estudantes se traduzem na adoção de normas já decididas pelo Conselho Superior, como a adoção e o uso de nome social no ambiente e documentação dos campi. “Chamar uma pessoa pelo nome com o qual ela se identifica é reconhecê-la em sua singularidade e respeitar sua existência no mundo, e a escola pode ser o primeiro ou único espaço em que isso é possível”, afirma o coordenador do Nuged-CCEI. 

No entanto, as questões dessa natureza ainda enfrentam resistências por parte da comunidade escolar; por isso, as ações educativas e de conscientização fomentadas pelos Núcleos se fazem ainda mais necessárias. “[Nesse contexto]... é preciso que a reflexão vá além das leis. As leis e regulamentações não são os únicos instrumentos de proteção aos direitos da população trans ou das crianças e dos adolescentes. A formação continuada voltada ao respeito às diversidades, o conhecimento do contexto sócio-histórico em que vivemos, a compreensão do papel da escola enquanto espaço de acolhimento, de proteção à violação de direitos e de formação cidadã e, em especial, o exercício da empatia, são fundamentais” acredita Janailton. 

Embora ainda tenham desafios pelo caminho, o Instituto Federal de Brasília continua com seu compromisso institucional de lutar contra a violência e qualquer forma de discriminação, afirma Paula Dutra. “Esperamos em breve ter Nuged em todos os campi, além de mais atividades de formação, que precisam ser constantes. São ações pequenas e constantes que vão derrubando preconceitos e promovendo um ambiente mais saudável para todos”.

 

Contatos de fora do IFB para apoio a população LGBTQIA+

  • Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência - DECRIN

Telefone: (61) 3207-4242

https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/delegacia-eletronica

  • Disque 100 e 162
  • Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos - CDPDDH

Telefone: (61) 2244-1288

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar – CDDHCEDP

Telefone: (61) 3348-8701

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Núcleo de Enfrentamento à Discriminação – NED

Telefone: (61) 3343-9998

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

E para saber mais sobre o assunto:

Ouça ou assista ao episódio especial do Estação IFB sobre a Educação anti-LGBTfóbica;

Confira uma entrevista com a estudante do IFB Campus Brasília, Daniele Macedo 

E a entrevista com o servidor do IFB Campus Taguatinga José Carlos Rodrigues

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página