Página inicial > Reitoria > GDF e IFB: aberta seleção para supervisores de Iniciação à Docência

GDF e IFB: aberta seleção para supervisores de Iniciação à Docência

Criado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 15h45 | Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2024, 15h45 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 15h36 | Acessos: 5119

Estão abertas as inscrições para professoras/es da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e da Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT) do Instituto Federal de Brasília (IFB) atuarem como supervisores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). São 39 vagas para bolsas de R$ 1.100,00 por um período de até 2 anos, podendo ser renovado até, no máximo, 60 meses.

Os supervisores vão atuar em 12 subprojetos de formação de professores, coordenando cada um média de 6 estudantes de licenciatura, bolsistas nas áreas de alfabetização, biologia, computação, dança, espanhol, física, geografia, inglês, língua portuguesa, matemática e química e outros.

Para participar a/o professor/a do GDF ou do IFB precisa ter diploma de licenciatura em área do conhecimento, experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica e ter o currículo cadastrado na Plataforma Freire (disponível em https://freire.capes.gov.br/). As inscrições para o processo seletivo do Pibid serão realizadas exclusivamente pelo link <https://forms.gle/nNtVxTgbEUPuFowRA> até o dia 26 de agosto de 2024.

A seleção será pela anáise curricular e entrevistas. No edital disponível no portal do IFB (ifb.edu.br) estão divulgadas as áreas e regiões administrativas para cada vaga de supervisor.

Saiba mais

O Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes,   é uma política do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de melhorar a formação de professores e a qualidade da educação básica. Caracteriza-se pela possibilidade de proporcionar aos futuros professores uma experiência prática e enriquecedora no ambiente escolar, permitindo que eles apliquem e aprimorem seus conhecimentos e habilidades e recebam uma bolsa para sua atuação nas escolas de educação básica.

O Programa apresenta relevância, porque promove parceria entre instituições de ensino superior (universidades e centros universitários) e escolas de educação básica. Essa colaboração é essencial para práticas pedagógicas do estudante e do professor que está em sala de aula na educação básica, contribuindo ainda com a formação inicial dos licenciandos, a formação continuada de professores, a promoção da Qualidade da Educação Básica, a inovação pedagógica, desenvolvimento de competências profissionais, integração e diálogos entre as instituições de ensino básico e superior.

O Instituto Federal participa com sucesso do Pibid desde 2014. Para este ano de 2024, o IFB submeteu novo projeto com 12 subprojetos à Capes. A Reitoria realiza edital para seleção dos professores supervisores e das escolas parceiras, e os campi do IFB realizam a chamada interna para os estudantes de licenciatura que atuarão nos projetos.

05/08/2024 - Edital nº 13/2024

• Anexo I (Termo de Ciência e Compromisso)
  • Anexo II (Tabela de pontuação de títulos)
  • Anexo III (Tabela de Pontualão de Títulos para preenchimento)
  • Anexo IV (Tabela de pontuação de avaliação da carta de exposição de motivos)
  • Anexo V (Tabela de pontuação de entrevista)

06/08/2024 - 1ª Retificação do Edital.

16/08/2024 - 2ª Retificação do Edital

20/08/2024 - 3ª Retificação do Edital