EstAção IFB: A Arte de Viver em Paz
Quando a paz começa? No aqui e no agora, nos mínimos detalhes do cotidiano, desde o acordar, no respirar profundo e até no bom funcionamento do intestino para não ficarmos “en”fezados. Numa conversa que dá “pano para guarda-roupa”, porque para manga é pouco, e na vista de um ponto, porque um ponto de vista é ainda mais limitado, a vice-reitora da Universidade Internacional da Paz, Lydia Rebouças, traz dicas bem práticas para cultivarmos a paz em qualquer situação.
O tema é abordado no podcast EstAção IFB em alusão ao dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, apenas como uma proposta de enraizamento desse assunto para todo dia.
Assista aqui>> na TV IFB ou ouça aqui>> no Spotify e veja ainda aqui>>um curso gratuito sobre o tema.
#tecendolaçosdepaz
E numa parceria do Instituto Federal de Brasília com a UniPaz, todas as unidades do IFB (10 campi e a reitoria) participam do Projeto #tecendolaçosdepaz, que tem como objetivo promover um conjunto de ações para identificar os desafios vivenciados no ambiente institucional e alternativas que favoreçam a construção de uma cultura de paz. Por meio de uma chamada pública, servidores apresentaram subprojetos envolvendo estudantes e estão desenvolvendo ações sobre a temática. Segundo a professora Juliana Parente, coordenadora do projeto, a cultura de paz pode se expressar na educação por meio de ações dialógicas, solidárias e cooperativas. “Acredito que é uma das fundamentais estratégias que permite a transformação da nossa realidade social e institucional”, argumenta.
Confira uma síntese do #tecendolaçosdepaz em cada unidade.
A paz está no diálogo
O projeto aconteceu na Reitoria, com a coordenação da psicóloga Valéria Pacheco. Os encontros priorizaram os diálogos e práticas de THS (Treino de Habilidades Sociais) buscando despertar, em servidores e estudantes, a consciência do cuidar da paz e das relações no sentido mais amplo e integrativo.
Semeando a paz no IFB
Sediado no IFB Campus Brasília, com a supervisão da servidora Sharon Landgraf Schlup, A proposta foi construir com a equipe de trabalho, alunos e servidores canteiros aromáticos nos espaços coletivos do IFB Campus Brasília e, com isso, rever alguns conceitos e valores, como educação, zelo, empatia e trabalho coletivo.
Planaltina pela Paz
Com o objetivo de contribuir com a construção de uma Cultura de Paz compromissada com os Direitos Humanos no IFB Campus Planaltina, além de despertar em trabalhadores e estudantes a consciência do Cuidar da Paz, no sentido ampliado, o projeto foi coordenado pelo servidor Frederico Lopes da Silva, também pensando na permanência e êxito dos estudantes.
Aprendizagens Socioemocionais para a Cultura da Paz no CGAM
A supervisora Sueli da Silva Costa descreve que o projeto no IFB Campus Gama priorizou o fortalecimento das habilidades socioemocionais no ambiente escolar.
#RecantoDePaz
Com a meta de tornar o IFB Campus Recanto das Emas um espaço de convivência e socialização mais pacífico, acolhedor e saudável para a comunidade acadêmica, o projeto visou fomentar um sentimento coletivo de alegria, pertencimento e reconhecimento das diversas identidades culturais, contribuindo para a permanência e êxito escolar. A coordenação foi do professor Diego Azevedo Sodré.
Barraca da paz na festa junina do IFB – O uso da gamificação para divulgação da cultura da paz
O IFB Campus Samambaia aproveitou a festa junina, um evento de integração da comunidade interna e externa, para focar a interação e o processo educativo, trazendo no formato de um jogo ícones pacifistas, personalidades famosas conhecidas pelo público, como Chico Mendes, Irmã Dulce, Nelson Mandela e Mahatma Gandhi, entre outros. O projeto foi supervisionado pela servidora Brunna Teixeira da Silva.
Educação e território na construção de cultura de paz em São Sebastião – DF
O objetivo desse projeto é valorizar a cultura local de São Sebastião-DF e seus lugares de memória; envolver grupos organizados do segmento cultural local na promoção da cultura de paz; oportunizar a interação dos estudantes entre si e com a comunidade externa no contexto do território; envolver os graduandos nas ações institucionais visando à humanização e à permanência. O servidor Wesley Da Silva Oliveira esteve à frente.
Com atenção especial para os jovens do Ensino Médio, que estão entrando na fase adulta, o projeto alertou sobre as consequências das drogas em todos os contextos sociais. A servidora do IFB Campus Ceilândia Viviane de Assis Goulart acompanhou a iniciativa no campus.
Confecção de máscaras reutilizáveis para uso de mulheres em tratamento de câncer e aventais descartáveis para uso de profissionais da área de saúde veterinária e de cooperativas de catadores
A ação aconteceu no IFB Campus Taguatinga sob a supervisão da professora Juliana Rangel de Morais Pimentel, com a meta de implementar um trabalho de natureza que contribua para estimular a cultura de paz no cidadão a ser formado e na comunidade envolvida.
Praticando a hospitalidade, espalhando gentilezas
Com o objetivo de desenvolver o Ser hospitaleiro na comunidade interna do IFB Campus Riacho Fundo, o projeto, coordenado pela professora Jammilly Mikaela Fagundes Brandão, mesclou pessoas de formação e atuação profissional diferentes para praticar a hospitalidade, de modo a melhorar suas relações interpessoais em casa, no trabalho, na instituição de ensino e nos demais espaços de interações sociais. A comunidade teve acesso a várias oficinas, como Abraçando com Palavras, Seja Doce, Por onde Flor, Espalhe Amor, Carinho à Mesa, Chá Poético e Doce Momento.
A cultura da paz no IFB: um novo olhar para permanência e êxito dos estudantes
No IFB Campus Gama, a servidora Sther Maria Lenza Greco coordenou a ação, que trouxe o tema educação para a paz no contexto escolar, com atividades relacionadas à formação de cidadãos conscientes em melhorar a vida e o ambiente em que vivem.
MEDITA IF: um piloto para casa e para a vida
O projeto promoveu momentos de meditação no IFB Campus Estrutural para trazer consciência para o momento presente e promover domínio próprio e valorização da vida, estimulando o hábito da meditação e de ouvir músicas de elevação de consciência como estratégia para a promoção de uma cultura de paz. O projeto foi coordenado pelo professor Ibsen Perucci de Sena.
Confira aqui>> algumas imagens das ações do #tecendolaçosdapaz nas unidades do IFB
Redes Sociais