IFB - 5 anos
Campus Estrutural marca sua atuação oferecendo cursos que exploram o potencial do comércio de veículos local
O Campus Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB) foi implantado em 2012 para oferecer cursos à população da comunidade da Região Administrativa da Estrutural, bem como das regiões vizinhas (Vicente Pires, Guará, Cruzeiro, Taguatinga e Águas Claras). As atividades administrativas do campus estão centralizadas, provisoriamente, no Centro Comunitário da Estrutural, localizado ao lado da Administração Regional da cidade.
A futura sede do Campus Estrutural, em construção, tem localização marcada pela proximidade da Cidade do Automóvel. O espaço definitivo do campus está situado ao lado do mais famoso polo de lojas e concessionárias vendedoras de veículos novos e usados do DF. Assim, o campus marca a sua atuação oferecendo e preparando cursos em áreas, como de Mecânica e Manutenção Automobilística. As audiências públicas com a população para o levantamento das necessidades locais ocorreram nos meses de setembro e outubro de 2011.
IFB comemora cinco anos de criação e prepara-se para inaugurar sedes de quatro campi em 2014
Neste domingo, 29 de dezembro, celebra-se o aniversário do Instituto Federal de Brasília (IFB). Foi nessa data, em 2008, que se instituiu a lei 11.892/2008, de criação dos Institutos Federais. Essas autarquias comporiam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFB surge então nesse momento, com a transformação da Escola Técnica de Brasília (antigo Colégio Agrícola) em Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília. Já em 2009, são instituídos os campi Brasília, Gama, Samambaia e Taguatinga.
No primeiro semestre de 2009, o IFB realiza o primeiro concurso público para seleção de técnicos e docentes. No final daquele ano, o IFB contava com 94 servidores – a maioria cedida de outras instituições. Mesmo sem lugares definitivos, o IFB já começava a abrir cursos para a população do Distrito Federal. Por meio de parcerias, as aulas começavam a ser realizadas em espaços provisórios, como as escolas públicas do GDF. A instituição finalizou o ano de 2009 com pouco mais de 600 alunos matriculados.
Campus Gama pretende atingir a meta de mil estudantes matriculados em 2014
A primeira aula inaugural do Campus Gama foi realizada em 7 de julho de 2010, no auditório da Administração Regional de Santa Maria. Naquele semestre, o campus começou a ofertar os cursos de Informática Básica e de Marketing e Vendas. As aulas eram realizadas no Centro de Ensino Médio 417 e no Centro Educacional 310 de Santa Maria.
O Governo do Distrito Federal havia cedido, em dezembro de 2009, o prédio da antiga Biblioteca do Gama para abrigar a sede do campus avançado do IFB naquele local. Após reforma, em maio de 2010, as atividades administrativas do Campus Gama já puderam ser iniciadas no novo espaço provisório, localizado na Praça II, no Setor Central da Região Administrativa. O Galpãozinho, um espaço cultural tradicional do Gama, localizado próximo à biblioteca, também passou a ser utilizado para as atividades do campus, como confraternizações e apresentações culturais. Ainda sem um espaço definitivo, as aulas também eram realizadas em locais cedidos por meio de parcerias, como em escolas da Rede Pública de Ensino do GDF.
Campus Ceilândia – uma história curta mas de grandes feitos
O Campus Ceilândia é um dos mais recentes do Instituto Federal de Brasília (IFB). Suas atividades de ensino foram iniciadas em julho de 2012, com a oferta do curso de Informática Básica para a Terceira Idade na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC).
A princípio, a Agência do Trabalhador, localizada no setor P Sul de Ceilânda, era o único espaço em que as aulas eram realizadas. Atualmente, o campus oferece cursos em mais outros três endereços distintos, atendendo à comunidade em outras regiões da cidade: na Associação Comercial de Ceilândia – ACIC (Ceilândia Centro), na ONG Casa da Justiça e Cidadania e no Centro Cultural de Ceilândia, estes últimos localizados em Ceilândia Norte.
Campus São Sebastião – uma história construída com espírito de equipe
Em julho de 2011, foi autorizado o funcionamento do Campus São Sebastião. Sem espaço definitivo para ser instalado, o Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo foi escolhido para que as atividades do campus fossem iniciadas.
A oportunidade de instalar os cursos do Instituto Federal de Brasília (IFB) naquela escola surgiu por meio de uma parceria com a direção do colégio. As aulas no Miguel Arcanjo aconteciam pelos períodos matutino e vespertino e o IFB poderia oferecer seus cursos durante o período noturno.
Campus Taguatinga Centro nasce vinculado ao Programa Mulheres Mil
O Campus Taguatinga Centro nasceu com a divisão do Campus Taguatinga. Criado em agosto de 2011 durante a terceira etapa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o campus iniciou suas atividades nesse período.
Para a sua localização, foi escolhida a região de comércio mais ativa do Distrito Federal, a quadra C12, atrás do prédio do Banco do Brasil, na Avenida Comercial Sul de Taguatinga, próxima à Praça do Relógio.
Campus Riacho Fundo leva cursos à comunidade nas áreas de gastronomia e alimentação
A história do Campus Riacho Fundo começou no segundo semestre de 2011, quando o Campus Samambaia foi convidado a ser “padrinho” da nova unidade do IFB, a ser instalada na comunidade do Riacho Fundo I para atendimento de seus habitantes, assim como daqueles das cidades vizinhas. A professora Dra. Alesssandra Silva foi convidada para dirigir o novo campus.
A princípio, sem uma definição de local para a implantação da sede do Campus Riacho Fundo, o IFB contou com o apoio da Secretaria de Edução do Distrito Federal por meio da Escola Azul de Andar (Centro de Ensino Fundamental 03 do Riacho Fundo). O colégio da rede pública cedeu o espaço para as primeiras aulas que já se iniciariam no primeiro semestre de 2011.
IFB comemora 5 anos de criação
O Instituto Federal de Brasília (IFB) completa cinco anos neste mês. O dia 29 de dezembro de 2008 marcou o nascimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nessa data, foi criada a Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal e criou os 38 Institutos Federais em todos os estados brasileiros. Entre eles, estava o Instituto Federal de Brasília, no DF.
Em comemoração aos cinco anos de criação do IFB serão publicadas matérias que contam um pouco da história do Instituto.
Redes Sociais