Página inicial > Riacho Fundo > Valeu, IFB! Os 3Cs dos estudantes do IFB para empreender na pandemia

Valeu, IFB! Os 3Cs dos estudantes do IFB para empreender na pandemia

Criado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 14h06 | Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 14h06 | Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 13h56 | Acessos: 1550
 Coragem, criatividade e capacitação

O comércio e alguns serviços reabrem aos poucos na cidade após mais de sessenta dias de retração econômica. Momento de desafio para estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), que são micro e pequenos empreendedores e levam sua experiência acadêmica hoje para o mercado.

Com muita coragem, criatividade e busca por capacitação, eles têm-se reinventado para superar a crise durante a pandemia. Então, a partir desta semana, acompanhe a série Valeu IFB! com dicas, oportunidades e desafios dos estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) durante esse período.

Um exemplo é a estudante Greice Kelly Godoy Cordeiro, estudante do curso de Tecnologia em Gastronomia do IFB/Campus Riacho Fundo, que iniciou seu processo de empreendedorismo com mais três colegas: Jéssica Almeida, Natasha Nascimento e Henri Reis, com o nascimento da empresa Broto Gastronomia.

"Foram muitas dificuldades, principalmente na aquisição das embalagens. Mas por outro lado, conseguimos iniciar o trabalho da Broto com entregas de produtos na Páscoa e também no Dia das Mães, inclusive não conseguimos nem atender a todos os pedidos. Nossa proposta de negócio inclui opções gastronômicas com foco em datas comemorativas. Consideramos pontos como a valorização local e também a responsabilidade ambiental — tanto que nossas embalagens são todas biodegradáveis e reutilizáveis, assim como fazemos uso de ingredientes orgânicos. O custo é mais alto, mas o cliente tem reconhecido esse diferencial", contou ela.

Outro ponto é que a Broto Gastronomia não faz uso dos serviços de entrega para preservar os alimentos, todas as distribuições são realizadas pela própria equipe. "Hoje há uma preocupação em como os produtos vão chegar aos nossos clientes de modo satisfatório e com o acondicionamento necessário", explica.

O professor Ramon Garbin, do IFB/Campus Riacho Fundo, da área de Gastronomia, conta sobre a importância  do aspecto pedagógico nessa visão empreendedora. "A junção do ambiente escolar com o mundo do mercado é de extrema importância. Nossos alunos têm que entender hoje não somente o fazer, mas o motivo de fazê-lo, seja por meio das pesquisas, estudos de mercado e de ações diretas, como a concepção de seu negócio no setor", mencionou.

Seguindo o planejamento e a demanda do mercado, a Broto já programa o cardápio especial para Festas juninas e para o Dia dos Namorados. Entre as opções, canjica de cumaru ou baru, usando produtos sazonais, que fazem parte do box da festa junina.

Os jovens estudantes também estão trabalhando em um cardápio fixo, que pode ser pedido pelo Instagram ou pelo whatsapp (61) 99315-0187
Conheça mais sobre a Broto e siga o Facebook e o Instagram @broto.gastronomia.

Dicas da Broto Gastronomia

A principal dica é organização, porque por mais que tudo dê errado no seu processo, o cliente tem que receber o resultado de forma perfeita, atendendo às expectativas do cliente. A utilização das mídias sociais também foi um ponto forte, principalmente na pandemia. Não faz muito sentido o uso de panfletos e cartazes, até porque nossa linha tem uma preocupação ambiental — hoje em dia o alcance das redes é muito maior.

Outro ponto que percebemos é que saber apenas de gastronomia não é suficiente. É preciso agir percebendo e saber o negócio como um todo — da precificação à formação de uma rede de relacionamento.

Rede Solidária Ciência IFB

Este é mais um movimento da Rede Solidária Ciência IFB em apoio aos nossos estudantes empreendedores. Quer participar da série Valeu IFB Empreendedorismo? Então mande sua história para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e o contato de um professor que acompanha ou conhece o seu negócio. Também  compartilhe a rede social da sua empresa com as hashtags: #souifb #ifbempreendedorismo.

Rede Solidária Ciência IFB

Este é mais um movimento da Rede Solidária Ciência IFB em apoio aos nossos estudantes empreendedores. Quer participar da série Valeu, IFB Empreendedorismo? Então mande sua história para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o contato de um professor que acompanha ou conhece o seu negócio. Também compartilhe a rede social da sua empresa com as hashtags #souifb #ifbempreendedorismo.

Leia outras reportagens da série:

Valeu, IFB! Conheça o empreendedor André, ex-estudante do IFB

Valeu, IFB! Conheça a empresa de restauro de móveis dos estudantes do IFB

Valeu, IFB! Conheça as delícias de Dona Ana

Valeu, IFB! Obras e reformas? A estudante Janaína está à frente da RJ Construção Civil